Psicologia -12º - Como se distinguem os conceitos: preformismo e epigénese?

 

O preformismo baseia-se na teoria em que no ovo já estão presentes todas as características futuras do indivíduo, independente do meio em que o indivíduo se relaciona. Assume assim uma posição determinista do desenvolvimento do indivíduo, pois, o ser humano constitui-se em obediência aos parâmetros da genética já preestabelecida. Portanto, o desenvolvimento do ser humano depende unicamente da atualização das estruturas hereditárias já existentes no genótipo. Entretanto, a epigénese assume uma posição contraria, isto é, acredita que o desenvolvimento do indivíduo é construtivista pois resulta na combinação de efeitos de fatores genéticos e ambientais. Sustenta que os genes não se devem excluir na determinação das caraterísticas do ser humano. Assim, o meio influencia o código genético.

12 H- Rodrigo Gramacho N21/Rafael Nobre N19/João Moura N11/Margarida Vidal N14


Comentários

  1. O preformismo acentua o carácter genético do desenvolvimento, não tendo em conta o factor “meio”. portanto o desenvolvimento dependeria apenas e exclusivamente da componente hereditária podendo se referir a um certo determinismo hereditário, no entanto a epigénese desenvolve-se como o resultado de um processo gradual de crescimento, modificação e diferenciação constante em interação com o meio onde o indivíduo se desenvolve.

    Maria Sottomayor
    12H

    ResponderEliminar
  2. Tendo em consideração os conceitos de preformismo e epigénese, podemos concluir que o meio é, simplesmente, o ambiente em que se torna visível o que já estava latente, ou seja, é a passagem do genótipo ao fenótipo. A genética estabelece limites, mas o meio também.

    Maria João Burmester 12ºH

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada