Que fatores influenciam a aprendizagem?

 



Ao longo deste texto argumentativo, iremos discutir os fatores que influenciam a aprendizagem mais estritamente ligados ao sujeito que aprende e será importante que, pessoas que estarão envolvidas nesse processo educativo, estejam atentas a essas dificuldades que no decorrer do ensino vão ter que ser encaradas.

    Os fatores individuais ligados à aprendizagem são reconhecidos como a inteligência, a motivação e a aprendizagem anterior.

    Uma maior rapidez na aprendizagem está normalmente associada a um maior coeficiente de inteligência. Contudo, a medição da capacidade de aprender mediante os resultados de testes de inteligência, levanta problemas porque reduz em certa medida a inteligência às aptidões verbais e de raciocínio abstrato. Ora, a aprendizagem não pode, segundo psicólogos como Howard Gardner e Robert Sternberg, confundir-se com a capacidade para aprender na escola.          

     O empenho numa tarefa, facilita o processo de aprendizagem, quer seja, aprender pelo gosto de aprender ou aprender com vista a um objetivo externo. Contudo, se uma motivação for demasiado fraca pode prejudicar o ritmo e o nível de aprendizagem, uma motivação excessiva que pode criar ansiedade e tensão. Estes dois fatores podem ser um fator de perturbação, bloqueando a capacidade de aprender, assim uma forte motivação dinamiza o ritmo de aprendizagem e aumenta a concentração no que estamos a aprender. Se a motivação for demasiado forte ou muito fraca, a aprendizagem é dificultada.    

     Na aprendizagem anterior o que já aprendemos pode condicionar o que aprenderemos. Considera-se, em termos gerais, que a aprendizagem anterior facilita a aprendizagem noutra situação num contexto parecido. Isto chama-se transferência positiva. Por exemplo, se um indivíduo aprendeu a jogar futebol vai ter mais facilidade em aprender a jogar futsal.

     Assim, podemos concluir que estes fatores são importantes na aprendizagem, nomeadamente a maneira como o empenho e a motivação ajudam na aprendizagem, mas nunca podemos tê-los em excesso, visto que estes podem causar ansiedade e tensão, diminuindo assim a nossa capacidade de aprendizagem. Segundo alguns psicólogos o nosso quociente de inteligência não pode ser avaliado através de testes.

 

12º H

Martim Félix

Nuno Barbosa

Rafael Nobre

Rita Costa


Comentários