Ao longo deste texto
argumentativo, iremos discutir os fatores que influenciam a aprendizagem mais
estritamente ligados ao sujeito que aprende e será importante que, pessoas que
estarão envolvidas nesse processo educativo, estejam atentas a essas
dificuldades que no decorrer do ensino vão ter que ser encaradas.
Os fatores individuais ligados à
aprendizagem são reconhecidos como a inteligência, a motivação e a aprendizagem
anterior.
Uma maior rapidez na aprendizagem está
normalmente associada a um maior coeficiente de inteligência. Contudo, a
medição da capacidade de aprender mediante os resultados de testes de
inteligência, levanta problemas porque reduz em certa medida a inteligência às
aptidões verbais e de raciocínio abstrato. Ora, a aprendizagem não pode,
segundo psicólogos como Howard Gardner e Robert Sternberg, confundir-se com a
capacidade para aprender na escola.
O empenho numa tarefa, facilita o processo
de aprendizagem, quer seja, aprender pelo gosto de aprender ou aprender com
vista a um objetivo externo. Contudo, se uma motivação for demasiado fraca pode
prejudicar o ritmo e o nível de aprendizagem, uma motivação excessiva que pode
criar ansiedade e tensão. Estes dois fatores podem ser um fator de perturbação,
bloqueando a capacidade de aprender, assim uma forte motivação dinamiza o ritmo
de aprendizagem e aumenta a concentração no que estamos a aprender. Se a
motivação for demasiado forte ou muito fraca, a aprendizagem é dificultada.
Na aprendizagem anterior o que já
aprendemos pode condicionar o que aprenderemos. Considera-se, em termos gerais,
que a aprendizagem anterior facilita a aprendizagem noutra situação num
contexto parecido. Isto chama-se transferência positiva. Por exemplo, se um
indivíduo aprendeu a jogar futebol vai ter mais facilidade em aprender a jogar
futsal.
Assim, podemos concluir que estes fatores
são importantes na aprendizagem, nomeadamente a maneira como o empenho e a
motivação ajudam na aprendizagem, mas nunca podemos tê-los em excesso, visto
que estes podem causar ansiedade e tensão, diminuindo assim a nossa capacidade
de aprendizagem. Segundo alguns psicólogos o nosso quociente de inteligência
não pode ser avaliado através de testes.
12º H
Martim Félix
Nuno Barbosa
Rafael Nobre
Rita Costa
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