Filosofia e Ciência- Palestra no auditório




No passado dia 1 de março, realizou-se, no Auditório da Escola Secundária Garcia de Orta, uma palestra sobre “Filosofia e Ciência: desafios éticos, sociais e tecnológicos da Web3”. Os oradores, Afonso Cardoso Urbano, engenheiro e mestre em automação, Fernando Pereira Pinto, advogado e mestre em Direito da Empresa e dos Negócios, e Hugo Silva Pereira, consultor de Marketing e Comunicação e mestre em Engenharia de Serviços e Gestão, voltaram a “casa”, pois os três são antigos alunos da nossa escola.

A atividade foi dinamizada no âmbito da disciplina de Filosofia, em articulação com História B e Matemática A. Dirigida às turmas do 11.ºE e 11.ºF, conseguiu-se uma feliz articulação entre as ciências e tecnologias e as ciências socioeconómicas, quer pelo tema proposto quer pela participação dos alunos. Problematizou-se a relação da Filosofia com a Ciência e discutiu-se, essencialmente, os conceitos de blockchain e criptomoedas, com todos os desafios que estas novas realidades digitais colocam às sociedades contemporâneas. Concluímos a importância da literacia financeira, bem como da responsabilização individual, num mundo, em que o progresso científico e o desenvolvimento tecnológico têm tido e continuarão a ter, a um ritmo cada vez mais acelerado, um impacto tão grande no comportamento individual e das sociedades, das empresas e dos estados.

A avaliar pelo interesse que os alunos demonstraram, prolongando, inclusivamente, a conversa com os oradores convidados muito além do final da aula, percebemos que dois tempos não foram suficientes para tudo o que se podia explorar e conversar sobre o tema. Para além dos valores humanistas, de responsabilidade pessoal e social, despertamos nos nossos alunos a curiosidade e o pensamento reflexivo, crítico e criativo, motores essenciais para o desenvolvimento das suas aprendizagens.


                                                                                          Prof. Fernanda Pinto (Grupo de Filosofia)

Comentários