Como é que Mill define os prazeres?

 

A frase “é melhor ser Sócrates insatisfeito do que um tolo satisfeito” diz respeito à qualidade dos prazeres que gozam Sócrates e um tolo. O tolo satisfaz-se com prazeres inferiores (prazeres físicos, carnais, instintivos, sexuais), já Sócrates satisfaz-se com prazeres superiores (prazeres intelectuais, espirituais, culturais, porque busca pelo conhecimento). É melhor ser insatisfeito gozando de prazeres superiores do que satisfeito gozando de prazeres inferiores. os prazeres inferiores são comuns aos animais e os prazeres superiores são específicos do ser humano, racional.

                                                                                                                             Matteo Camillo Soranna  21  10°D

Comentários

  1. John Stuart Mill define os prazeres como sendo distintos e variados, e que não devem ser reduzidos a uma única categoria. Segundo Mill, os prazeres podem ser classificados em dois tipos: prazeres superiores e prazeres inferiores.
    Os prazeres superiores são aqueles que se relacionam com as faculdades mentais e emocionais, como a arte, a literatura, a música, a cultura, a religião, a filosofia e a descoberta. Eles são considerados superiores porque envolvem uma experiência mais elevada da mente e da alma, e não são tão ligados ao corpo.
    Por outro lado, os prazeres inferiores estão ligados às necessidades físicas e aos instintos do corpo. São prazeres mais básicos como a alimentação, a bebida, atividades sexuais e o conforto material. Mill argumenta que esses prazeres são necessários para a sobrevivência e o bem-estar do ser humano, mas não podem ser considerados prazeres superiores.
    Além disso, Mill enfatiza que os prazeres superiores são mais valiosos do que os prazeres inferiores, já que oferecem uma experiência mais enriquecedora e duradoura. Ele argumenta que a busca pelos prazeres superiores deve ser privilegiada, já que nos levam a uma vida mais significativa e feliz.
    Em suma, para Mill, os prazeres devem ser vistos de forma plural, não se limitando a uma única categoria. Ele valoriza mais os prazeres superiores, mas reconhece a importância dos prazeres inferiores. A busca por uma vida plena deve envolver a busca pelos prazeres superiores, juntamente com a satisfação das necessidades básicas do corpo.
    Tomás Ribeiro nº23 10ºH

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada