O modelo ecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner. O que é o exossitema?


 

Na disciplina de psicologia B estudamos o modelo ecológico de Bronfenbrenner. Ao abordar os contextos sociais exteriores ao individuo o exossistema pode apresentar problemas que afetam o seu desenvolvimento, mas que não podem ser controlados. Estes contextos sociais integram um conjunto de fatores sociais, tais como as condições económicas e o tipo de ambiente. Consideramos, então, que a discussão do impacto do ecossistema é importante na vida de cada indivíduo. Este texto irá desenvolver esta questão e a sua complexidade em comparação com o país (Portugal) antes do 25 de Abril de 1974, e a atualidade enquadrada num regime democrático. Vamos recorrer aos seguintes temas quotidianos: influência dos trabalhos dos pais na família e as relações familiares.

O exossistema refere-se aos contextos sociais em que o individuo não participa ativamente, mas que afetam o seu desenvolvimento devido a decisões importantes que são tomadas por indivíduos com os quais a pessoa interage podendo esta interação ser direta ou não.

Deste modo, apresentamos como exemplos de exossistemas: o stress que ocorre no espaço de trabalho do pai de uma criança que se vai refletir no contexto familiar. Efetivamente, apesar de esta criança não trabalhar e não estar inserida no ambiente de trabalho do seu pai, é afetada pelo mesmo. Em Portugal, antes do 25 de abril, o stress no trabalho do pai poderia ser causado por perseguições da P.I.D. E. que ameaçava, por vezes, a família do indivíduo ou a integridade física do mesmo. Atualmente, este stress pode ser causado por trabalhos precários e condições económicas difíceis. Outro exemplo, é a vivência da criança na escola, que pode afetar o seu comportamento em casa. Com efeito, se a criança obtiver bons resultados escolares é provável que em casa se comporte de forma alegre com os seus pais.

Por outro lado, existem outros elementos sociais que representam o exossistema, pois, influenciam os indivíduos. Como, instituições religiosas e autarquias. Relativamente ao contexto ditatorial de Portugal, a igreja católica era um dos mais influentes exossistemas, controlando e impedindo o planeamento familiar com recurso à contraceção. Deste modo, influenciava as dinâmicas familiares afetando o número de filhos que era excessivo nestas famílias afetando-as económica e socialmente. Nos dias de hoje, em Portugal apesar de esta instituição não ser a favor da contraceção, este exossistema já não detém a influência do passado, sendo assim a contraceção encarada com naturalidade.

Utilizando como exemplo a autarquia, o posto de trabalho de uma mulher na direção de um estabelecimento escolar público na Câmara Municipal vamos prosseguir a nossa explicação. Neste caso a Câmara Municipal exerce influência sobre o emprego da mesma. No Portugal democrático de hoje se esta mulher for despedida com base no seu género pode recorrer a meios legais para ter apoios, por exemplo a CIG (Comissão para a Igualdade de género). No entanto durante a ditadura, esta situação era encarada com normalidade e a maioria das mulheres não trabalhava fora de casa por influência do regime.

Assim, as questões que emergem quando estamos a trabalhar no âmbito do exossistema são várias: “As decisões são tomadas tendo em conta todas as pessoas em causa?”;“Os diversos tipos de apoios às famílias reduzem o stress dos pais?”.

Em suma, consideramos que o exosistema tem uma grande proeminência na vida de cada indivíduo. Pois deste surgem vários aspetos que, embora não o afetem diretamente condicionam o seu desenvolvimento. Com os exemplos apresentados demonstramos, assim, a diferença entre a vida e o desenvolvimento dos indivíduos numa ditadura ou numa democracia.

 

Bibliografia:

- “Psicologia B 12” de Luís Rodrigues e Fernando Rua

Trabalho realizado por:

Ana da Luz 12ºH

Beatrice Nunes 12ºH

Camila Teixeira 12ºH

Mafalda Baptista 12ºH

Francisco Amorim 12ºH

 

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