O modelo ecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner. O que é o mesossistema?

 


O mesossistema é um conceito introduzido pelo psicólogo Urie Bronfenbrenner como parte da sua teoria ecológica do desenvolvimento humano. Descreve a interação e a influência mútua entre diferentes ambientes e contextos nos quais uma criança está inserida. Assi, o mesossistema é composto por uma série de sistemas interligados que desempenham um papel crucial no desenvolvimento porque os ambientes nos quais uma criança vive não são estanques. Estes ambientes incluem, por exemplo, a família, a escola, a vizinhança e a comunidade em que se inserem. O mesossistema descreve como esses sistemas se comunicam, se influenciam e afetam o desenvolvimento da criança. Um exemplo de mesossistema pode ser observado na relação entre a família e a escola. Se a família e a escola colaboram ativamente, compartilhando informações sobre o progresso da criança e estabelecendo metas em comum, isso pode ter um impacto positivo no desenvolvimento da criança. Por outro lado, se houver uma falta de comunicação e cooperação entre a família e a escola, isso pode ter efeitos negativos no desenvolvimento da criança. Outro exemplo é a relação entre a escola e a comunidade. Uma escola que está intimamente envolvida e conectada com a comunidade local pode oferecer oportunidades adicionais para os alunos, como programas extracurriculares, parcerias com empresas locais ou acesso a recursos comunitários. Essas interações podem influenciar o desenvolvimento dos alunos de maneira significativa, fornecendo-lhes um amplo leque de experiências e oportunidades de aprendizagem. Além disso, este sistema também pode ser aplicado noutros contextos, como a interação entre os pais e o ambiente de trabalho. Se os pais têm um equilíbrio adequado entre o trabalho e a vida familiar, isso pode criar um ambiente mais saudável e estável para a criança. Por outro lado, se os pais enfrentam altos níveis de stress e conflitos no trabalho, isso pode afetar negativamente o bem-estar da criança. Antes do dia 25 de abril de 1974, a influência exercida pelas conexões entre situações no desenvolvimento pessoal era bastante diferente da atual. Um exemplo dessa mesma diferença está presente na forma como os pais pensavam relativamente ao percurso escolar da maior parte das raparigas: muitas não iam à escola, porque os pais achavam que não era preciso saberem ler e escrever; as mesmas só precisavam de aprender a cuidar da casa, para se tornarem boas mulheres e saberem tratar e educar os filhos, inibindo o seu desenvolvimento. Atualmente, felizmente, as raparigas são incentivadas pelos pais a frequentarem a escola, para aprenderem a ler, escrever e obter conhecimento. Outro exemplo está relacionado com a existência de organizações juvenis, nomeadamente a Mocidade Portuguesa, com o objetivo de ensinar aos jovens a ideologia defendida pelo Estado Novo e ensiná-los a obedecer e respeitar o líder. Em resumo, o mesossistema é um conceito importante na teoria ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner. Destaca a importância das interações e influências mútuas entre diferentes sistemas e ambientes nos quais uma criança está inserida. Compreender este sistema ajuda-nos a reconhecer a complexidade e a interconexão dos ambientes de uma criança, fornecendo uma base sólida para promover um desenvolvimento saudável e positivo.

 Psicologia B - 12º ano, Turma H

Bárbara Pinheiro nº3

Benedita Polónia nº4

Francisca Pereira nº 8

Francisca Carreiras nº 9

Mariana Faria nº 16

Rita Costa nº20

 


Comentários