Qual a diferença entre condicionante e determinante da ação?







Condicionantes e determinantes da ação são conceitos diferentes. Se as condicionantes da ação nos podem confrontar com obstáculos relativamente a vários aspetos, que vão influenciar a nossa ação e, consequentemente, ter um peso nas nossas decisões, as determinantes da ação vão-nos obrigar a seguir por um certo caminho, algo exterior que não depende de nós, ou seja, mesmo contra a nossa vontade, temos que seguir uma direção porque não podem agir de outra forma. O primeiro caso pode ser ilustrado com o exemplo, biológico: se uma mulher quiser ir para modelo e não tem altura suficiente, este caminho está vedado mas pode sempre recorrer a outra alternativa e ser fotógrafa, estilista, entre outras possibilidades. Apesar desta pessoa não se conseguir realizar na carreira de modelo, tem sempre uma alternativa de outra profissão relacionada com a moda e neste caso, substituiu um desejo por outro, passando por um processo de sublimação.
O segundo caso pode ser ilustrado com o exemplo sociocultural: se um aluno quiser, em Portugal, fazer o ensino secundário para ter acesso ao ensino superior tem que, necessariamente, fazer os exames a nível nacional, não depende da sua escolha não realizar o exame de português.
                                                                                   Ana Vitória Costa 10ºF/nº3

Comentários

  1. As condicionantes de uma ação podem ser ultrapassadas enquanto as determinantes não.
    As condicionantes podem ser fisicobiológicas, ou seja as possibilidades e limites da nossa condicão física e do nosso património genético por exemplo:se uma pessoa tem diabetes, ou próteses. Socioculturais, ou seja associado ao modo como dependemos do meio social e cultural por exemplo: se um país obriga as mulheres a saírem de casa sempre acompanhadas.Ou Psicológicas, e isso são condicionantes que estão relacionadas com a nossa personalidade e maneira de ser por exemplo: se uma pessoa é introvertida ou sofre de ansiedade.

    Mariana Costa 10 b nº22

    ResponderEliminar
  2. As condicionantes da ação influenciam a ação, têm peso nas nossas decisões mas não as determinam causalmente, ou seja, há possibilidade de ultrapassar o obstáculo. Por outro lado as determinantes da ação determinam as nossas ações, impedem que a nossa vontade encontre cursos alternativos de ação, alteram a nossa vida e não se pode controlar. Maria do Carmo, n°20,10°F

    ResponderEliminar
  3. Os condicionantes da ação são fatores que influenciam as nossas decisões mas não as determinam, isto é, temos capacidade de ultrapassar e arranjar uma alternativa. Já os determinantes da ação são fatores que determinam os nossos comportamentos sendo assim não dispomos de outra opção . Assim a nossa vontade não pode controlar a ação!
    Rita Cardoso 10 F n22

    ResponderEliminar
  4. Enquanto as condicionantes são fatores que influenciam a ação, tem peso nas nossas decisões, não as determinando, derivam da nossa vontade e temos possibilidade de ultrapassar obstáculos com criatividade e inteligência, as determinantes são os fatores que determinam a nossa ação, não dispomos de outra opção e impede que a nossa vontade encontre cursos alternativos na ação, como por exemplo, a morte de um familiar.

    Inês Malheiro, 10ºF nº19

    ResponderEliminar
  5. As condicionantes da ação podem ser mudadas e influenciadas, enquanto que os determinantes não. As determinantes obrigam-nos a que algo aconteça sem que se possa de facto mudar, pois já está determinado. Maria Veloso Branco n°19 10°J

    ResponderEliminar
  6. As condicionantes distinguem-se das determinantes, pois as condicionantes nãomos definem o caminho que temos de seguir, apenas coloca obstáculos que o ser humano pode ultrapassar. Pelo contrário, as determinantes da ação são aquelas às quais o Homem não tem opção de contrariar. Por exemplo, um Homem por muito que queira não pode ser um cão.

    José Penha nº14, 10ºF

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada