Em que consiste a teoria da arte como expressão?

A arte como expressão é uma teoria que defende a arte a partir do trabalho do artista que comunica expressamente as suas emoções as quais são depois contempladas pelo espectador. Este acontecimento tem o nome de “emoção estética” e acredita no expressivismo, ou seja, no valor da arte ser baseada no prazer e a sua natureza na expressão da emoção.
Um dos autores que defendia esta ideia era Leão Tolstoi. Acreditava que a arte era um meio do artista transmitir emoções que o espectador iria captar na contemplação. Acreditava que a arte era um meio para as pessoas comunicarem e se relacionarem com emoções e sentimentos vindos da parte do espectador e do artista que os tentou exprimir. Leão Tolstoi acreditava que a arte transmite a singularidade do sentimento do artista, e que o artista deverá ter sempre a intenção de provocar sentimentos com a maior sinceridade e autenticidade.
João Pinto
Matilde Costa

10ºJ

Comentários

  1. Há diferentes versões da teoria da arte como expressão. Uma das mais discutidas é a do romancista russo Tolstoi. No seu ensaio intitulado O que é a Arte? Tolstoi escreve que "a arte começa quando alguém, com o intuito de se unir a outro ou a outros num mesmo sentimento, expressa esse sentimento através de certas indicações externas". Defende ainda que não há arte se não houver expressão de sentimentos ou se esse sentimento não contagiar nenhuma pessoa. Assim, defende dizendo que a arte é uma forma de comunicação. Claro que vai haver formas de comunicação que não são arte como, por exemplo, uma notícia do jornal. A diferença é que na arte se expressam sentimentos e nada mais. A arte une as pessoas através desses mesmos sentimentos.
    Inês Barradas Nº5 11ºJ

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada