- Qual é a lição de Kant no que toca à moralidade?

                                                         
Kant defende uma perspectiva deontológica (a moralidade da ação é determinada em função do dever, independentemente das consequências) e racional (é na razão que se fundamenta a lei moral). Segundo Kant, uma ação é moralmente correta se for feita por dever, apenas com a intenção de cumprir com a nossa obrigação e sem receber nada em troca. Está ação é feita de acordo com o imperativo categórico porque devemos agir sem intenções secundárias. A ação é boa se for realizada por respeito à representação da lei em si mesma. Ainda relacionado com o imperativo categórico, as ações podem ser universalizadas de acordo com leis necessárias. A moral do sujeito é autónoma. Assim, Kant dá-nos a fórmula do imperativo categórico: “Age de tal forma que a tua lei se torne universal”. Concluindo, em Kant. O imperativo categórico é formal, a priori, necessário e universal.

 Benedita Eisele, 10J

Comentários

  1. Kant defende uma ética deontológica, pelo que afirma que o valor moral de uma ação jaz nas suas intenções. Para Kant, devemos agir por dever e não conforme o dever, ou seja, o cumprimento do dever deve ser o único objetivo da ação, pois se agirmos de acordo com a legalidade o objetivo é não sofrermos consequências más, pelo que o egoísmo não tem valor moral. Assim, a lição é clara: deves em qualquer circunstância agir por dever pelo dever.

    André Mota
    N°3
    10°I

    ResponderEliminar
  2. Maria Gabriela Cunha n14 10K24 de março de 2020 às 09:56

    Kant diz que uma ação moral, é uma ação feita por dever, sem razões egoístas ou irresponsáveis, com vista ao bem e de acordo com o que é moralmente correto, ou seja, é superior ao homem e está presente sempre em todos os seres humanos de todos os sítios e tempos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada