1 - E@D 11J e K - QUAL É A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO NA VIDA DO HOMEM?

Procura fazer uma reflexão pessoal onde mostres a pertinência do tema referente aos valores religiosos. Este texto vai ser integrado no teu ensaio filosófico.

Comentários

  1. A importância da religião na vida do Homem:
    Ao passo a que a tecnologia e a ciência evoluem e nos oferecem mais opções e possibilidades, a diversidade de visões religiosas no mundo continua a crescer. Os nossos horizontes parecem estar a estender-se cada vez mais e tão rápido que quase somos incapazes de acompanhar. No entanto, não deixamos de ser criaturas espirituais e as nossas inquietações interiores perduram. Mas porque será que a religião toma um lugar tão importante nas nossas vidas?
    Se há algo que as diferentes religiões têm em comum, é a visão de que há algo de incompleto sobre nós e, como tal, a ânsia pela plenitude, pela cura da dor e, mais importante, pela salvação, leva a religião a constituir uma parte essencial na vida do Homem.
    Como seres humanos, experimentamos a dor, a incerteza e até a morte e a religião é algo que faz com que o caos faça sentido, é uma “tábua de salvação” que nos dá sempre mais uma oportunidade de sermos melhores.
    Como diz Rabi David Wolpe, a religião "tem a capacidade de penetrar num mundo onde existe grande dor, sofrimento e perda, e trazer à tona significado, propósito e paz.”
    Embora a religião atenda a essas necessidades, não foi criada por causa delas nem é apenas uma resposta ao sofrimento humano. Ela provém de uma fonte superior na qual os homens buscam constantemente a verdade. Além disso, a religião é a reunião de pessoas numa comunidade de crentes, sendo preciso um número significativo de pessoas para a sustentar e é, assim, um motivo de união.
    Por último, a vida humana é sobre significados e a nossa natureza leva-nos a perguntas do foro espiritual e do propósito da vida. A Religião oferece um espaço onde as respostas e os significados podem ser procurados, encontrados e finalizados, e assim é onde encontramos as respostas para os nossos anseios mais profundos.

    Mª Isabel Marques de Aguiar Nº15 11ºK

    ResponderEliminar
  2. A religião é um ponto importante de apoio ao homem no que diz respeito ao preenchimento de espaços vazios, que por vezes prejudica o desenvolvimento social, humano e psicológico, levando a raça humana a caminhos que são diferentes do ponto de vista do crescimento espiritual. A religião é o “religar” do homem a alguma crença , na qual, o ser humano garante a sua fé e confiança. O caráter da religião e sua participação exclusiva ao homem garantem que o “agir religioso” é algo que merece a nossa atenção e visão clara, sem preconceitos, apenas observando o seu papel sempre vital ao homem e as suas realizações positivas.

    Martim Tschopp n17 11J

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Desde a antiguidade que a religião se encontra ligada à vida do homem. Basta observarmos os nossos ante passados e mesmo até os primeiros povos a habitar o mundo, cada um com as suas particularidades e diferenças mas com um ponto em comum, o interesse e a curiosidade pelo divino e a sensação de conforto e paz interior transmitida somente por um ser maior que nós, omnipresente e omnisciente. Desse modo, e ainda nos dias de hoje, a religião ,quer esta se concentre na adoração de um só Deus ou vários, responde a perguntas a que o ser humano não encontra resposta, preenchendo vazios , incertezas , o receio da morte e a esperança de haver uma vida após esta. Assim, a religião traz significado, propósito, paz e assume um papel de maior destaque na atualidade. Com o desenvolvimento das tecnologias e das máquinas que cada vez ganham mais força e a dependência do ser humano, este encontra na fé uma paz espiritual ,um momento de realização e de confiança.
    Além disso, a religião consegue unir pessoas, e é uma forma de proporcionar ao Homem um estilo de vida saudável, de confiança social e , também, de doações de caridade, ajudando o próximo.
    Matilde Dincã 11ºJ Nº20

    ResponderEliminar
  5. A religião é uma característica incrustada na sociedade humana. Apesar de apenas ter sido documentada com o início da escrita, percebe-se que muitos dos povos existentes antes desse período já acreditavam em divindades. Mas, o que será que isto significa?
    Muitos dos pensadores que existiram durante os séculos, desde aqueles da Grécia Antiga até os mais contemporâneos, dizem que a religião é importante, não apenas para se entender o lado metafísico da humanidade, mas também para entender o seu lado social. Apesar de uma parte dos pensadores defenderem tanto o materialismo quanto o ateísmo, eles concordavam que a exclusão do pensamento religioso do ser humano não deveria ser desconsiderada.
    Um dos físicos mais importantes de todos os tempos, Albert Einstein, dizia que a religião era uma peça fundamental na vida humana. Tamanha era a importância que Einstein dizia que, a religião sem a ciência não tem visão alguma e, a ciência sem religião, não possui movimentos nem força.
    Muitos pensadores acreditam que a religião está ligada ao bem e que a sua “missão” é prevalecer o bem sobre o mal. Esta afirmação é questionada por historiadores que dizem que as religiões incitaram o ódio nas pessoas. Eu pessoalmente considero que ambas as perspetivas são inegáveis, acredito que a religião tem um papel essencial na vida dos homens e o seu objetivo é realmente de espalhar o bem, acredito ainda que qualquer “religião” que não tenha como objetivo espalhar a paz e o amor não pode ser considerada religião. A igreja católica tem como objetivo espalhar o amor e também é verdade que a volta desta comunidade foram cometidas imensas atrocidades desumanas e verdadeiramente cruéis, porém o problema não está na religião em si mas no homem, o mal vem do homem e é esse mal que tem de acabar e esse sim é o papel da religião – tirar este lado calamitoso do homem.

    Frederico Braga N8 11K

    ResponderEliminar
  6. Segundo a Historia, a religião sempre existiu desde os deuses da mitologia grega, demonstrando a sua importância por não haver culturas que não estejam ligadas a alguma religião.
    Por haver tantas diferentes religiões e tantos diferentes Deuses, gera-se um distanciamento social entre religiões e um agrupamento entre pessoas com as mesmas crenças sendo também um fator negativo ao desenvolvimento social.
    Apesar das divergências, todas as religiões têm a mesma importância em comum, a religião influência o Homem na sua forma de pensar ou agir, assim o moralmente correto varia entre religiões logo matar poderá ser moralmente aceitável.
    A religião, coneta o Homem a uma crença na qual ele acredita e na qual ele deposita a sua necessidade de fé e possibilita a ligação Homem-Deus a um nível metafísico que o primeiro procura em momentos de dificuldades como um doença como algo onde pode ir buscar esperança para vencer as dificuldades.
    Platão sublinha a importância da religião por segundo ele sem ela perder-se-ia um fundamento já existente ou posteriormente criado, importante sobre a sociedade humana.

    Gonçalo Moreira n4 11J

    ResponderEliminar
  7. A religião está ligada à vida do homem desde a antiguidade, é também um dado cultural. Muitas vezes serve como um alívio para os sofrimentos e esperança que a morte não seja o fim da vida, são algumas questões que o homem procura constantemente responder. As crenças religiosas apresentam-se como meio fundamental de se alcançar as explicações que se desejam. Faz-nos pensar que falta algo em nós e a religião vai ocupar esses espaço com isto importa salientar que a religião oferece ao homem um ponto de apoio à sua saúde mental, transformando a Fé em esperança por dias melhores e o mesmo tempo, oferece um certo conforto nos momentos de dor e sofrimento, nos mais difíceis da vida. Apesar de a relacionarmos com os fatores mencionados em cima, a religião não foi criada para isso nem é uma resposta ao sofrimento do homem. Esta, provém essencialmente de uma força superior onde os homens procuram constantemente a verdade.
    Inês Barradas 11ºJ Nº5

    ResponderEliminar
  8. Mesmo só tendo sido documentada depois do aparecimento da escrita, a religião já assumia um papel importante na vida de vários povos da antiguidade. Uma das principais causas dessa tamanha importância dada à religião, e que pode também ser aplicada à sociedade atual, é o facto de ter sido utilizada, muitas vezes, como justificação para acontecimentos naturais que, na época, não conseguiam ser explicados.
    Atualmente, as crenças religiosas são usadas, geralmente, para justificar se existe vida depois da morte, isto é, algo que até agora não possui uma justificação concreta, por isso, a necessidade da sociedade em utilizar diferentes religiões para dar resposta a esse e outros temas cuja causa é desconhecida. Assim, acredita-se, frequentemente, que esta é fundamental para compreender o lado social e metafísico da humanidade. Platão, filósofo grego, considerava que caso a religião fosse eliminada da civilização, perdia-se completamente qualquer fundamento que existisse ou que poderia vir a existir sobre a sociedade humana. Albert Eisntein, um dos mais célebres físicos e criador da teoria da relatividade, afirmou que “No universo, incompreensível como é, manifesta-se uma inteligência superior e ilimitada – A opinião corrente de que eu sou ateu, baseia-se sobre grande equívoco”. Para além disso, acreditava que a religião e a ciência se completavam e, consequentemente, não poderiam existir uma sem a outra – “A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega”.

    Ana Rita Silva 11ºJ Nº1

    ResponderEliminar
  9. A religião está ligada à vida do homem desde o antigamente pois dava-lhe esperança que a morte não fosse o fim da vida. A religião tem um poder importante no desenvolvimento do ser humano. Cada ser humano desde criança ouve falar sobre religião na sua família e a partir daí começa a ter a sua própria crença. Mas também há pessoas que optam por não seguir nenhuma religião. A religião é uma construção cultural importante na estruturação da vida coletiva das diversas sociedades humanas. A religião também tem um papel muito importante na vida social do ser humano pois faz-nos pensar de uma forma mais correta.
    Margarida Silva 11ºJ nº13

    ResponderEliminar
  10. De acordo com passadas histórias, a religião existe desde os deuses gregos,e tal demonstra a importância da inexistência de culturas que não estejam ligadas a alguma religião.
    No entanto, haviam múltiplas religiões e deuses, o que gerou um distanciamento social entre religiões e um agrupamento entre pessoas com as mesmas crenças, o que afetou negativamente o desenvolvimento social.
    Apesar disto, todas as religiões têm uma coisa em comum, a sua influência no Homem e na sua forma de pensar ou agir, e por isso aquilo que está moralmente correto varia entre religiões.
    A religião cria uma conexão entre o Homem e uma crença na qual ele acredita e na qual ele deposita a sua necessidade de fé e possibilita a ligação Homem-Deus a um nível metafísico, seja para procura num momento dificil da vida, ou onde pode ir buscar conforto e esperança.
    João Pinto 11ºJ nº9

    ResponderEliminar
  11. Há uma posição partilhada por todas as religiões: há um vazio, algo não preenchido em nós. E assim aspiramos à integralidade. Se todas as perguntas tivessem uma resposta, não eram necessárias preces e orações. Se toda a mágoa e sofrimento tivessem um tratamento, não havia sofreguidão pela salvação divina. Se cada perda fosse restabelecida , não existia uma ambição desmedida de alcançar o ´´céu´´. Enquanto estas necessidades subsistirem, a religião manter-se-á. É uma parte natural da vida. O ser humano, inegavelmente, experienciará a incerteza, o sofrimento e a morte. No entanto, a fé é um ensinamento para dar sentido ao caos, para curar as feridas da alma, e de certa forma uma salvação que nos dá uma segunda hipótese.
    Embora a religião consiga saciar essas necessidades, não foi criada por causa das mesmas. A religião não é apenas uma resposta ao sofrimento humano. É transcendente ao ser humano, pois provém de uma entidade superior. A história mostra que homens e mulheres, nos bons e nos maus momentos, procuram a verdade e tranquilidade na metafísica, tal como dentro deles. E seguem a sua vida sob influência dessas respostas que recebem.A vida humana é sobre significados. A nossa natureza leva-nos a perguntas do juízo espiritual e do propósito da vida. A Religião oferece um espaço onde as respostas e os significados podem ser procurados, descobertos, preenchidos e concluídos. Esta forte ligação entre a religião e o destino continua até aos dias de hoj. Apesar de serem construídas de madeira, pedra e aço, as igrejas representam algo profundo e de certa forma transcendente à alma humana, algo que ambicionamos em descobrir. Mais do que qualquer coisa já feita pelo homem, a religião dá sentido e forma à busca individual pelo significado da mesma, para alguns é uma questão insofismável.
    Rodolfo Martins n22 11J

    ResponderEliminar
  12. A palavra religião vem do latim e o seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta as suas próprias práticas, envolvendo ainda formas de comportamento. Não há dúvidas de que a religião possui, para o ser humano, um papel de extrema importância no contexto social e histórico para o desenvolvimento das civilizações passadas, atuais e futuras, mesmo esta sendo muitas vezes colocada como contrária à ciência, considerada muitas vezes como uma criação da humanidade para diminuir a angústia e a incerteza do futuro, como por exemplo, a morte. Assim, identidades culturais e religiosas forneciam coordenadas claras e estáveis de como agir em sociedade. Mas, mesmo que a religião seja para muitas pessoas uma derivação fantasiosa ou uma ilusão criada para responder às questões inexplicáveis da vida do homem, é essencial deixar clara sua importância no contexto social.
    Descartes, filósofo francês, estudou a existência ou a não existência de Deus. Para este filósofo, a única coisa que realmente pode ser considerada verdadeira é o pensamento, visto que o pensamento, por si só, prova a sua existência, ou seja, mesmo que uma pessoa duvide que o pensamento exista, essa sua dúvida já é um pensamento. Essa proposição de Descartes fez surgir a sua célebre frase: “Penso, logo existo”, que apesar de pequena guarda uma grande dimensão filosófica.
    Maria Manuel Branco nº 16, 11ºJ.

    ResponderEliminar
  13. Dependendo de cada individuo, a religião pode sim influenciar algo ou não nas suas vidas.
    A religião por exemplo, pode ser um refugio onde o sujeito pode investir a sua fé para ultrapassar certas fases da sua vida, ou até mesmo quando o seu estado de espírito esta mais em baixo, e assim, continuar a acreditar que poderá ultrapassar os seus objetivos. A religião já é utilizada dessa forma á bastantes anos e um dos grandes exemplos disso pode ser os anos 1315-1317, em que a Europa passou por uma crise económica gerando fome, e então, pessoas que já não tinham muitas esperanças, começaram a depositar a sua fé na religião á espera de milagres .
    Muitas pessoas também utilizam a sua fé na religião pois acreditam na vida depois da morte, dependendo da religião .
    De acordo com vários filósofos ou até mesmo cientistas dizem que a religião é sim bastante importante e que não deve haver qualquer preconceito nela. Albert Einstein diz por exemplo que sem religião não existe qualquer progresso na ciência.
    Joao Machado n11 11j

    ResponderEliminar
  14. A religião é um assunto muito antigo na sociedade por causa da constante presença de perguntas como: para onde vamos quando morrermos, como fomos criados, entre outras, as pessoas nunca foram capazes de as responder e enquanto estas dúvidas existirem, a religião também vai existir. Estas questões trazem medo e incerteza, no entanto a religião ajuda-nos a ultrapassar estas dificuldades. Assim, a crença é um meio de alcançar as explicações que tanto queremos e traz paz e propósito à nossa vida.
    Atualmente, a religião apesar dos desenvolvimentos naturais e tecnológicos é mundial e muito praticada, transcende línguas e culturas e melhora a vida dos seus praticantes dando--lhes a esperança de uma vida e de um mundo melhor.
    Catarina Correia nº3 11ºJ


    ResponderEliminar
  15. O papel da religião é o de explicar os conteúdos existenciais do ser humano: de onde viemos, o que estamos aqui a fazer e para onde vamos depois da morte. quando falamos do papel da religião existe sempre uma associação das ideias do sentimento religioso, um dos mais complexos sentimentos que fundamenta a essência do ser humano. É sempre uma reverência ao criador, ao ser Supremo, ao Ser Natural etc. Ele, em si, não depende da razão, da inteligência, da cultura, do estudo. É natural, e por isso, não adquire diversas formas. Muita gente acredita que se salvar será livrar-se de todos os riscos, na conquista da tranquilidade.
    Algo em comum em todas as religiões é a visão da existência de algo de incompleto sobre a humanidade, a cura, a dor e a salvação, leva a religião a fazer um papel essencial na vida do Homem. Como Humanos, experimentamos a dor, a incerteza e até mesmo a morte e a religião faz com que o caos faça sentido levando a dar uma oportunidade a evoluirmos. A religião apesar de responder a estas necessidades não foi criada para dar apenas respostas ao sofrimento humano. É um ser superior onde se procura respostas a verdade.
    Finalmente, a religião leva-nos a um lugar onde as respostas podem ser procuradas e assim encontrarmos a solução para as maiores ambições.

    Marisa Magalhães nº19 11ºK

    ResponderEliminar
  16. O mundo moderno oferece-nos mais opções e possibilidades do que nunca antes. Os nossos horizontes parecem estender-se mais longe e mais rápido do que nós somos capazes de assimilar. Ao longo das nossas viagens o anseio interior perdura. Se toda a dor tivesse uma cura fácil, não haveria sede de salvação. Se cada perda fosse restaurada, não haveria desejo de alcançar o céu. Enquanto estas necessidades permanecerem, também permanecerá a religião. É uma parte natural da vida. Ser humano significa experimentar a incerteza, o sofrimento e a morte. A religião não é apenas uma resposta ao sofrimento humano. É transcendente, ela provém de uma fonte superior. A história mostra que homens e mulheres, nos bons e nos maus momentos, buscam a verdade fora de si mesmos, bem como dentro de si. E como São Tomás de Aquino diz, a religião é “a doutrina da analogia” que inclui semelhança e comparação se opõe à da iluminação; esta propõe um contato imediato com Deus.
    Hoje em dia, o nosso encontro com a vida moderna muitas vezes é um flash de imagens que brilham e desaparecem - tão rico à superfície, tão negligenciado nos alicerces. Mas a religião e a espiritualidade inspiram a escavações mais profundas e ligam-nos aos fundamentos morais que sustentam o melhor da nossa humanidade partilhada.
    Caetana Barraca, 11ºK, Nº6

    ResponderEliminar
  17. A religião esta ligada à vida do homen desde a antiguidade, tendo um papel crucial no desenvolvimento não só de sociedades passadas, presentes e futuras, mas também no desenvolvimento do próprio individuo. Apesar do conhecimento que temos hoje em dia graças a ciência e tecnologia, que muitas vezes contrasta com a religião, continuamos a ser criaturas espirituais com uma ânsia pela plenitude, pela cura da dor e pela procura da verdade. E a religião satisfaz todas estas necessidades, é algo que faz com que o caos faça sentido, é uma “tábua de salvação” que nos dá sempre mais uma oportunidade de sermos melhores. Por isto, a religião possui um papel importante na vida do Homem. Mas, mesmo que a religião seja para muitas pessoas uma derivação fantasiosa ou uma ilusão criada para responder às questões inexplicáveis da vida, é essencial deixar clara sua importância no contexto social. Ou seja, foi a religião que há milhares de anos trouxe a noção de moralidade, introduzindo uma série de leis que promovem a honestidade, a não-violência, o serviço, a disciplina, a solidariedade e o amor.

    Alexandra Ramos nº 13, 11ºK

    ResponderEliminar
  18. Religião é um dado cultural e não há nenhuma cultura em que a religião esteja isenta. Talvez seja, das práticas culturais, a mais antiga. Pode até ser dito, antes mesmo da organização política. E decorre de algumas questões que o homem faz: de onde venho? Pra onde vou? A questão da origem, do fim e do sentido da vida. Para que viver? Que sentido vou dar à vida? As religiões, nas suas mais diversas formas, acabam por remeter a questões relativas à origem, elas nascem como forma de responder a essas perguntas. No século XIX imaginava-se que a religião iria desaparecer. A filosofia defendia muito isso através do Positivismo de Augusto Conte. Estava muito ligado à área tecnológica, científica. A ciência seria o substituto da religião, a redenção de todos os males. A religião é uma questão de ordem pública. Lida com alguns aspectos da vida humana que poderíamos chamar de misteriosos, relativos à motivação, ao lado espiritual das pessoas, a vivência. Aspectos que a ciência e a tecnologia não lidam. A nossa cultura está profundamente marcada por isso. Podemos não crer num Deus, mas mas sempre criamos outras formas de expressão também muito fortes.

    Matilde Costa, nº20 11ºJ

    ResponderEliminar
  19. A religião joga um papel muito importante na vida da maioria dos homens. Ao rededor do munto exitem muitas religiões com ideologias, mentalidades, deberes e creenças variadas e, mesmo que não concordemos com a maioria delas, temos de perceber que no fundo a religião é uma fonte de tranquilidade e esperança.
    Ser homem e existir implica ter problemas e ter medo o que faz que as pessoas procurem uma fonte de tranquilidade, um apoio, e um objetivo (no caso da religião a salvação) que os impulse a ser melhores pessoas, mas a religiao não é a unica fonte de isto tudo, pois ás pessoas que não acreditam numa religião, nem num Deus, procuram isto em otros sitios. Por isso, mesmo que a religião tem uma função importante na vida de algumas pessoas, naõ é indispensavel, pois não é a unica fonte de segurança nem tranquilidade, que no fundo é o verdadeiramete indispensavel.

    Mariajosé Nuñez, Nº 16, 11K

    ResponderEliminar
  20. O sentimento de vazio dentro de nós é algo comum, sendo assim, o Homem procura na religião uma maneira de o preencher. Porém a religião continua a ser uma incógnita, já que, não há provas cientificas que comprove a existência de um Ser Divino, ou seja, Deus.
    No decorrer dos anos foram várias as religiões presentes desde o Cristianismo, religião que tem Jesus Cristo como seu deus, Judaísmo, religião que segue os ensinamentos de Moisés, assim como, o Islã, religião que se baseia na vida e ensinamentos do profeta árabe Maomé.
    Sendo que todo o ser humano experiencia o sentimento de dor, incerteza, insegurança etc., é utilizado a oração para tentar amenizar essa dor e se aproximar de Deus.
    Concluindo, a religião, hoje em dia, é uma espécie de base na nossa vida, trazendo paz e esperança, segundo Rabi David Wolpe a religião “tem a capacidade de penetrar num mundo onde existe grande dor, sofrimento e perda, e trazer à tona significado, propósito e paz.”.
    Inês Pereira 11ºJ Nº6

    ResponderEliminar
  21. A religião consegue preencher a necessidade humana de encontrar uma razão. Uma explicação para as coisas que não têm sentido, ou até uma razão para acreditar quando já não há esperança. Faz com que as pessoas se sintam seguras e que aguardem por dias melhores. Outro grande fenómeno na vida de cada um são os sonhos individuais de todos nós, os desejos para que todos trabalhamos, e a religião faz-nos acreditar que esses tempos irão chegar, como também nos guia nesse caminho, educando-nos a não pecar e a seguir o rumo mais correto, o que demonstra que a religião é o caminho que leva os seres humanos ao seu destino final.
    Rodrigo Mota nº23 11ºJ

    ResponderEliminar
  22. A religião está presente em todas as sociedades humanas. Desde os primórdios da humanidade que o ser humano atribuía a ocorrência de fenómenos naturais para os quais não tinha explicação à existência e intervenção de entidades divinas ou sobrenaturais. Ao longo dos anos, surgiram em várias partes do mundo diferentes religiões. Algumas baseiam-se num só Deus (monoteístas), outras baseiam-se em vários deuses (politeístas), mas praticamente todas têm em comum o facto de serem uma doutrina ou um conjunto de crenças acerca da relação entre o universo natural (e o Homem) e o sobrenatural. Além da busca de explicações para fenómenos físicos e cósmicos que não entendia, desde cedo o Homem se começou a preocupar com questões como a morte e a eventual vida após a morte física.
    As diferentes religiões surgiram então como um conjunto de normas ou narrativas sagradas com rituais, crenças e regras, segundo as quais o Homem deve viver, com a finalidade de alcançar uma espécie de paraíso ou uma felicidade eterna. Para os crentes, a religião é muito importante, pois além de os orientar no modo como devem viver a sua vida, de acordo com os valores próprios de cada religião, dá-lhes uma sensação de comunidade e de comunhão espiritual com os outros membros dessa religião. Além disso, em momentos difíceis e de sofrimento, a religião constitui um amparo que lhes permite ultrapassar esses obstáculos.
    Vários pensadores refletiram sobre a relação do homem com a religião. Para Freud, fundador da psicanálise, a crença religiosa nasce da fraqueza e da necessidade de proteção do ser humano. Este recorre à religião para acalmar a angústia, o medo perante a imensidade do universo e a imprevisibilidade da vida. Freud considera que a religião corresponde a um estádio infantil da humanidade, em que Deus representa uma figura paterna, pois oferece ao Homem proteção e segurança e tem o poder de o castigar e punir. Freud considera a religião uma ilusão gerada pela mente humana, uma “neurose obsessiva da humanidade”.
    Além da sua influência na vida e conduta pessoal do indivíduo, a religião tem também um impacto social. Segundo Karl Marx, “a religião é o ópio do povo”. Serve para alienar o Homem da realidade e provocar uma divisão entre o mundo concreto e miserável em que o Homem vive e o mundo ideal que a religião promete. Já segundo o Cristianismo, os cristãos têm como obrigação a prática da caridade, o que pode ter implicações sociais positivas, se pensarmos em associações como a Caritas, que desenvolve variados programas de apoio social.

    Sofia Silva nº24 11ºJ

    ResponderEliminar
  23. A religião é uma matéria antiga na sociedade, devido às constantes dúvidas dos humanos sobre o que acontece depois da morte prinicpalmente. A religião vai existir enquanto estas dúvidas exitirem, e pela necessidade que os humanos têm em saber e pelo seu medo. A religião serve como resposta a muitas dúvidas existenciais dos humanos. Grande parte da população mundial acredita numa religião e acredita que essa religião lhe vai trazer paz e serenidade de espírito. A religião é multicultural, não escolhe línguas nem raças e dá aos seus crentes a esperança de um mundo melhor.

    João Campello nº10 11ºJ

    ResponderEliminar
  24. Ligada à vida do homem desde a antiguidade, a religião sempre foi apresentada como meio de se alcançar as explicações que o homem almeja, partilhando a visão de que há algo incompleto sobre nós. Esta não é apenas uma resposta ao questionamento humano; É algo transcendente a ele, provém de uma fonte superior. Desde os primórdios da história, homens e mulheres, nos bons e nos maus momentos, buscam a verdade fora de si mesmos, bem como dentro de si. A religião promove uma ligação entre um foro espiritual e um propósito de vida, oferecendo um um espaço onde as respostas e os significados podem ser procurados, encontrados e finalizados.

    Maria Eduarda Nogueira n25 11K

    ResponderEliminar
  25. Beatriz Gonçalves7 de maio de 2020 às 04:08

    A religião é como se fosse um “refúgio” na vida do Homem. Há uma necessidade em cada um de nós de preencher um vazio da nossa vida, e em muitos casos esse vazio é ocupado pelas crenças religiosas. Quando estamos em sofrimento, com dúvidas, quando pecamos é a Deus que recorremos a partir de rezas com objetivo de obter o seu perdão, para no fim da nossa vida alcançar o “céu”, e enquanto estas práticas existirem, a religião manter-se-á viva. A religião muitas das vezes serve de educação, ou seja, um ser mais novo é educado conforme os costumes e práticas da religião presente no seu seio familiar. A religião moldou, molda e moldará muitas sociedades ao longo do tempo, não é algo novo, é uma prática antiga que provém da Grécia Antiga e do culto aos Deuses. Está prática já é considerada normal no nosso quotidiano. Existe um ser divino, “o deus todo poderoso”, e nós somos como os seus discípulos, que escutamos os seus ensinamentos, através dos livros sagrados. O Homem possui uma crença, uma fé, uma esperança em Deus, e recorre a ela nas alturas mais complicadas, deposita essa mesma fé em Deus, para que os momentos menos bons pelos quais está a passar rapidamente se resolvam. Outra das crenças vindas da religião, é que há vida depois da morte, mas que para isso têm que estar livres de todos os pecados, e procuram o perdão eterno de Deus. Sem dúvida que a religião é importante na vida humana pois molda o pensamento e a forma de estar na vida de uma pessoa.
    Beatriz Gonçalves nº2 11ºj

    ResponderEliminar
  26. Segundo Kierkegaard, pensador dinamarquês, a vida humana só tem sentido se for orientada pelo cumprimento da palavra e da vontade de Deus. De facto, o ser humano, às questões complicadas, cujas respostas não encontra no dia-a-dia, com o objetivo de lhes responder, recorre à fé e desse modo, a vida volta a fazer um pouco de mais sentido.
    Além disso, a este filósofo associa-se também perspetiva teológica do fideísmo, segundo a qual a razão nada nos pode ensinar acerca da verdadeira natureza das coisas. Na sua opinião, o Homem é incapaz de conhecer certas verdades, estas apenas são acessíveis através da fé.
    Assim, denota-se a importância da religião na vida do homem, esta permite-nos viver mais tranquilamente à medida que as perguntas "difíceis" se vão respondendo.
    Carolina Sottomayor nº14 11ºJ

    ResponderEliminar
  27. A religião é um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado e é também um fenómeno intemporal que une as pessoas.
    Um facto incontestável é que as pessoas precisam de pessoas e a religião é um meio de ligação entre o Homem, é motivo de festas como batizados, páscoa, taanit ou jejum, bar mitzvah, shabbat, etc.
    Assim, entende-se que a religião é a ponte entre as várias comunidades, permitindo a cada indivíduo aperfeiçoar o seu caráter, praticando a fé, a tolerância e a bondade.
    Adicionalmente, é importante porque preenche um vazio, um anseio interior, a busca constante do ser humano pela verdade e pelo conhecimento, por questões para as quais o Homem e a ciência não têm resposta, permite-nos encontrar paz com o que temos e com o que não sabemos, residindo na morte a nossa maior dúvida.
    Impõe uma quebra ao “Mito de Sísifo”, dando um propósito maior, uma entendência subliminar de que existe um “caminho” para todos e que todos temos um lugar neste mundo.
    Esta entidade superior, seja ela qual for dependendo da religião, é a própria esperança, “A fé capacita-nos para ver o invisível, abraçar o impossível, e dá esperança no incrível”.

    Francisca Cardoso n15 11J

    ResponderEliminar
  28. Desde a Antiguidade que a religião faz parte da vida do Homem, tendo como principal objetivo responder a questões complexas, tais como: quando e como começou a nossa existência, qual o nosso papel no mundo e se há vida depois da morte. A religião tem um papel importante, tanto na identidade cultural como nos valores e éticas. Na identidade cultural, a religião teve um papel crucial em contribuir para a diversidade de um país e proteger festivais, tradições e mitologias que fazem parte do seu património. Nos valores e éticas, a religião ajuda na construção do caráter de uma pessoa, ou seja, atua como agência de socialização. Assim, a religião ajuda a construir valores como amor, empatia, respeito e harmonia. Sendo a religião algo mais espiritual, desempenha um papel importante em estabelecer a nossa conexão com o divino e no desenvolvimento da crença de que existe uma energia suprema que atua como um regulador no nosso dia a dia. Assim, os componentes da oração, cânticos, hinos, etc., criam o vínculo espiritual.

    Joana Sousa, Nº10, 11ºK

    ResponderEliminar
  29. Desde sempre que religião é algo muito presente na vida do ser humano. Nela o ser humano tende a procurar orientação, apoio e conforto nos momentos de maior sofrimento e incerteza da sua vida, assim como respostas a perguntas que por mais ninguém poderiam ser respondidas, como é exemplo, a tão questionada vida após a morte.
    Penso que a religião tem como principal objetivo na vida do homem dar-lhe um ponto de apoio à sua saúde mental, ajudá-lo a conviver em sociedade e transformar a sua fé em esperança de que dias melhores sempre virão. A fé e a esperança que o homem tem em Deus por vezes consegue ser tão grande que vai além de orações, cânticos, missas e procissões para sacrifícios no desespero de que as suas preces sejam ouvidas.
    Assim é percetível que para muitos seres humanos, Deus devido ao seu estatuto de “Ser perfeito e poderoso“ se torna a sua única esperança, apoio e orientação.

    Matilde Moura nº19 11 J

    ResponderEliminar
  30. Em resumo, a religião através da história tem sua influência na vida das sociedades, em seu modo de pensar e de agir. Sua relação com o homem tem o sentido de guiar e contribuir para seu crescimento e seu desenvolvimento como ser social e humano. As religiões são sem dúvida um instrumento de controle e de coesão dos grupos sociais. A fé é o instrumento que motiva e dá sentido à vidao homem em todos os tempos históricos. O nome de Cristo é nos dias atuais uma das necessidades do homem moderno e a conduta religiosa é vista hoje em dia como um ponto de referência para muitos.

    Iara Oliveira 11ºK nº9

    ResponderEliminar
  31. Desde sempre, o homem sempre procurou alguma força divina para venerar e dar sentido à sua caminhada pela vida, poderá até se dizer que foi a própria ideia de religião que juntou as primeiras civilizações. O homem é um ser espiritual, que mesmo com a tecnologia mais avançada a seu dispor, precisa de algo para preencher a sua "alma" e para ajudar nas perguntas éticas que lhe possam aparecer durante a sua vida como: qual é o propósito da vida? ou há vida depois da morte? A religião tem um papel importante quer em termos de valores éticos como também em termos de sociologia, sendo o principal pilar da maioria das civilizações. Mas porquê que é assim tão importante? A verdade é que ao ver todas as religiões, é possível reparar que todas servem para completar o ser humano, o mesmo ser humano que sofre, chora, grita, age, ri e zanga-se nisto tudo e neste misturado de acontecimentos o sentido da própria vida acaba por dissipar-se facilmente, o que a religião faz é lembrar ao ser humano o seu propósito, de modo a ele ter paz durante a sua caminhada sobre o carvão quente que é a vida.
    António Branco 11K N2

    ResponderEliminar
  32. A crença num deus data das primeiras civilizações em que este era usado para justificar fenómenos naturais e outros que não conseguiam ser explicados na altura. No entanto, com o desenvolver da ciência e do pensamento, a crença em Deus tomou outras proporções na atualidade. Nas últimas décadas, Deus e a religião são vistos como guias e um orientadores da conduta humana, distinguindo o bom do mau, o certo do errado, o pecado do comprazimento.
    Para além disso, a religião dá resposta às incertezas e às perguntas que não conseguem ser respondidas, tais como a a vida após a morte ou o propósito de cada indivíduo na Terra. Assim, a religião põe fim a múltiplas inseguranças e medos da consciência humana.

    António Gonçalves Nº3 11ºK

    ResponderEliminar
  33. A religião há muito que é um assunto discutido entre os homens, entende-se por religião um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção do "sagrado". A religião tem como objetivo na vida do homem dar-lhe alguma "luz" e apoio, principalmente nos momentos de maior sofrimento. O homem é um ser espiritual e precisa de "orientação" nas perguntas éticas que eventualmente surjam durante a vida, como por exemplo, "Qual é a razão da vida?", "Existe vida depois da morte?" A religião é o pilar de todas as civilizações e serve sempre para dar apoio e orientar o ser humano.
    Joana Gomes/11ºj/nº7

    ResponderEliminar
  34. A religião na vida do homem é muito importante porque é a resposta para que tudo faça sentido quando temos acesso à incerteza, ao sofrimento e à morte.
    A religião , no entanto é uma escola para fazer com que o caos faça sentido, serve para curar as feridas invisiveis e serve como tábua de salvação que nos dê uma segunda hipótese, tem a capacidade de transformar o mundo onde existe grande dor , sofrimento e perda ,para trazer ás nossas vidas o significado de paz.
    A história mostra que homens e mulheres, nos bons e nos maus momentos, buscam a verdade fora de si mesmos, bem como dentro de si.
    Alem disso, a religião é a reunião de pessoas numa comunidade de crentes e liga-nos aos fundamentos morais que sustentam o melhor da nossa humanidade partilhada.

    Afonso Vasconcelos Nº1 11ºK

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada