Setembro de 2021 … O regresso às aulas!


Os últimos dois anos permitiram-nos viver uma experiência diferente! O encerramento temporário das escolas deu lugar às aulas virtuais. A pandemia impôs mudanças no comportamento individual e social e mudou a nossa vida: trocamos o quadro de porcelana pelos computadores, as salas de aula pelas nossas casas, o contacto físico pela realidade virtual, sem nunca desistirmos de aprender. 
Este ano a proposta é continuar a olhar para a disciplina de Filosofia e vencer o desafio sem perder de vista o objetivo final, “Saber pensar para saber viver”. Neste sentido, vamos dar continuidade a este espaço de reflexão crítica, a Ágora virtual dos tempos modernos, complementado com uma Ágora de papel: o novo manual de Filosofia do 10º ano, adotado na nossa escola. O objetivo é trabalhar as competências argumentativas, em diferentes contextos, com maturidade intelectual para ampliar o debate de ideias. Não podemos cair na armadilha e confiar nas interpretações imediatas do senso comum, sem critérios de apreciação e argumentos consistentes, no momento de discussão dos problemas filosóficos. Todas as reflexões escritas pelos “aprendizes de filosofia” poderão ser comentadas constituindo uma excelente oportunidade de promoção da expressão escrita, ancorada a uma reflexão pessoal crítica e construtiva…. a propósito da lecionação dos conteúdos programáticos de Filosofia, no ensino secundário. Vamos então entrar a fundo nestas Ágoras … porque o mais importante não é o que o sabes, mas o que fazes com aquilo que sabes.

Prof. Raquel Pereira

 

 

 

 


Comentários

  1. Olá professora!
    No meu primeiro ano de filosofia, gostei muito de estudar as teorias de Kant e Mill.
    Apesar de ter sido diferente aprender no ensino à distância, fiquei a gostar bastante de Filosofia!

    Guilherme Gonçalves nº10 11ºH

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, o ensino à distância foi uma experiência completamente nova e desafiante, tanto para os alunos como para os professores. Mergulhamos no desconhecido. Cada um com perspetivas e estratégias de adaptação diferentes. A necessidade de continuar as aprendizagens através de um ecrã impulsionou a criatividade para encontrar formas mais dinâmicas e apelativas de realizar as aulas.

    O confinamento foi uma situação que despertou sentimentos para além do meu entendimento, porque nunca estivemos tão perto uns dos outros mesmo estando tão longe. A comunicação foi, sem dúvida, um pilar fundamental para o sucesso escolar.

    Acredito que, a pesar das dificuldades, o estudo em casa contribuiu para o nosso crescimento pessoal e acadêmico, pois trabalhamos competências como a responsabilidade e a autonomia, adquirindo melhores métodos de organização para realização das tarefas propostas.

    Assim, posso dizer que a experiência do ensino à distância teve os seus desafios e adversidades, mas com o apoio incansável da família, a disponibilidade e compromisso dos professores, a ajuda e compreensão dos nossos amigos e, claro, a nossa dedicação e empenho, conseguimos ultrapassar a fase online e voltar em segurança para as aulas presencias.

    Chantal Goncalves N.2 11ºC

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, o ensino à distância foi um desafio para todos os alunos e professores.
    Nós tivemos que estudar e aprender a lidar com um método de ensino novo e complicado, pois estar todo o dia à frente do computador era desgastante. Mas sem dúvida alguma que nas situações más, tentamos retirar, por muito pequenininha que seja, uma coisa boa.

    Na minha opinião, o confinamento tornou difícil o que já era complicado, no entanto, as aulas à distância foram um grande ensinamento para todos nós. Tiramos algumas vantagens das aulas à distância, como por exemplo, melhoria da nossa autonomia, a capacidade de nos desenrascarmos melhor, a fazer as coisas por conta própria e a desligar de tudo o que nos rodeava para conseguirmos entregar tudo dentro dos prazos e bem feito.

    Eu via e vejo esta situação como um desafio, pois é totalmente diferente ao que nós estávamos habituados a lidar no nosso quotidiano. Os amigos foram indispensáveis para ultrapassar esta fase, visto que não podíamos comunicar presencialmente, então, tivemos que recorrer ao Teams e a outras plataformas disponíveis para nos socializarmos, mas também não conseguiríamos superar esta situação sem a ajuda da nossa família e também da ajuda dos professores que foram incansáveis.

    Ao meu ver, o mais complicado do confinamento escolar foi o cumprimento dos prazos de entrega dos trabalhos, pois havia semanas em que recebíamos bastantes tarefas e também estar longe daqueles que convivia todos os dias!!

    Em suma, afirmo que esta experiência foi, no mínimo desafiante para todos, mas que juntos iremos conseguir dominar esta pandemia e voltar a viver a vida tal como ela era!!

    Bruno Ribeiro, nº19, 11ºC

    ResponderEliminar
  5. Olá professora, No ultimo ano de filosofia achei o inicio da matéria um bocado difícil, mas quando aprendi a fazer tabelas de verdade comecei a ganhar mais interesse, depois quando começamos a dar mais teorias achei bastante interessante. Foi quase impossível para mim estar atenta nas aulas online mas eu fui estudando mais por mim própria e gostei. Benedita Mafra, n2, 11ºH

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei da disciplina de Filosofia. Ensina-nos a levantar questões relativamente às ideias, conceitos e ações com que nos deparamos no nosso dia a dia. Aprendemos a argumentar para defender as nossas ideias.

    A minha maior dificuldade nesta disciplina é expor os meus argumentos numa linguagem correta, sobretudo quando me é pedido para desenvolver alguma questão.

    Quanto ao ensino à distância, acho que se aprende melhor quando estamos em aulas presenciais, porque estamos mais atentos e é mais fácil fazer perguntas à/ao professor(a).

    Luís Lima
    nº10, 11ºK

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da disciplina de Filosofia o ano passado, principalmente a matéria da lógica e argumentos. Achei interessante e fácil de aprender.
    O ensino à distância foi difícil para todos nós, mas penso que me consegui adaptar à situação, mantendo-me atenta nas aulas e fazendo todas as tarefas. Para mim, o mais difícil na quarentena foi arranjar formas de o dia ser divertido e não monótono.

    Rita Santos n°22 11°H

    ResponderEliminar
  8. Pessoalmente, achei o ensino à distância difícil e desafiador. Embora conheça pessoas que tenham adorado e se adaptado bem a essa experiência, para mim foi necessária muita dedicação e persistência para continuar o ano letivo com bons resultados. Para ser honesta, filosofia foi uma disciplina difícil de se aprender através de um computador mas mesmo assim, consegui aprender tópicos muito interessantes como a liberdade e o determinismo na acção humana, o tema que mais me chamou a atenção do programa de 10° ano.
    Inês Girgin Teixeira n°11 11° H

    ResponderEliminar
  9. Segundo o meu ponto de vista sobre a experiência de aulas online, ficámos todos a conhecer uma realidade nunca antes vivida por nós. Ao inicio foi invulgar, complicado e muitas vezes desgastante conseguir adaptar-me à situação em que nos encontrávamos.
    A atenção nas aulas era difícil de coordenar sendo que havia muitas distrações possíveis dentro de casa. Apesar disso, esforcei-me para superar esses obstáculos e empenhei-me para obter os melhores resultados possíveis.

    Contudo, a falta de contacto com os amigos e mesmo com a escola foi a parte mais difícil de lidar desta vivência. Felizmente, hoje em dia temos fácil acesso a plataformas nas quais temos a possibilidade de falarmos com os nossos colegas via vídeo-chamada, mensagens, etc. Com isso, a tristeza foi desaparecendo aos poucos, à medida em que nos habituávamos á nova rotina.

    Embora as aulas online nos tenham encaminhado a sentimentos de raiva, solidão e cansaço, a ajuda por parte de encarregados de educação e mesmo dos próprios professores fez com que tivéssemos mais facilidade em superar as aulas virtuais. Foi uma experiência diferente que me ensinou a ser mais independente e a ter mais paciência comigo própria.

    Maria Luis Sousa nº8 11ºC

    ResponderEliminar
  10. Para mim o ensino à distância ao início foi um pouco complicado, pois aquilo ainda era novo para todos nós e não tinha nada haver com as aulas presenciais, então demorei um bocado a conseguir me adaptar àqueles métodos de estudo. Porém penso que todos tentámos nos dedicar e trabalhar para que as aulas online não fossem tão dificéis e para que corressem da melhor maneira possível.

    O que senti mais dificuldade foi de início em manter-me concentrada, no entanto isso foi uma coisa que eu fui tentando melhorar ao longo do tempo. Para além disso, também foi complicado estar afastada dos meus amigos, pois estava habituada a estar com eles diariamente.



    Isabel Teixeira nº5 11ºC

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião, o ensino à distância trouxe uma realidade diferente ao mundo. O facto de estarmos em casa limitou muito as nossas vidas, piorando o nosso bem-estar, mas, por outro lado, também nos fez apreciar a realidade que em tempos vivemos.
    Durante as aulas online, incluíndo as de filosofia, apercebi-me de que a escola é um lugar importante para a aprendizagem dos alunos. Foi uma fase difícil para conseguir perceber e consolidar a matéria. Mas não foi apenas isso. Enquanto decorriam as aulas, era muito difícil manter-me concentrada, porque eram muitas horas à frente de um ecrã.
    Apesar de todos os obstáculos que tivemos de enfrentar em quarentena, a filosofia não deixou de ser uma disciplina interessante e fundamental para mim.
    Maria Teresa Fonseca nº11 11ºC

    ResponderEliminar
  12. Vou ter filosofia pela primeira vez este ano. Os tópicos que abordamos até agora parecem bastante interessantes e estou ansiosa para um bom ano!

    Frederica Rocha, nº10, 10ºJ

    ResponderEliminar
  13. Estou super animada por ter filosofia pela primeira vez. Acho que a matéria vai muito interessante.

    Benedita Fleming n°2 10°J

    ResponderEliminar
  14. Este vai ser o meu primeiro ano de filosofia. Estou muito animada e acho que vai ser bastante interessante.

    Leonor n14 10J

    ResponderEliminar
  15. Olá professora, no meu primeiro ano de filosofia gostei de estudar o libertismo, determinismo moderado e o determinismo radical.

    O ensino a distância embora tenha sido a melhor opção a se fazer devido a pandemia, causou não só a mim mas acredito que também aos outros colegas uma grande dificuldade na percepção das matérias. No meu caso foi bem mais difícil me adaptar no início, mas com o tempo consegui aumentar o meu foco e melhorar a percepção das atitudes filosóficas e melhorar as minhas notas.
    Delfivânia Clea José e Silva n°04 11°C

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde professora. Filosofia para mim foi uma disciplina média, no sentido que, eu nem era má nem boa aluna. Apesar de a minha mãe ser professora da mesma disciplina, nunca consegui muito bem entender a matéria. Então, quando as aulas online chegaram foi ainda pior, desta vez não tanto por culpa minha mas mais por culpa do professor que lecionava a disciplina, pois ele falava de um modo muito monocórdico e secante, e não motivava muito a participação dos alunos, tornando a aula num monólogo.
    Gostaria de entender mais a disciplina sendo que sempre me pareceu interessante.
    Farei os possíveis para que isso aconteça.
    Helena Mota, n° 08, 11°K

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde professora!
    Para mim as aulas online foram difíceis, foi uma experiência que não gostei nada.
    Em filosofia, tive dificuldade em compreender a matéria, pois na minha opinião, é melhor as aulas presenciais porque estamos mais atentos, não estamos com problemas a nível de internet, entre outros, e porque conseguimos tirar melhor as dúvidas.
    Quanto ao professor, foi difícil estar motivada nas aulas, pois ele falava num tom melancólico, usava termos difíceis de perceber, tanto é que, sinceramente, nas aulas eu e alguns dos meus colegas ficávamos com muito sono.

    Matilde Teixeira , 11ºK nº19

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde,professora.
    Gostei bastante da disciplina de filosofia pois achei esta muito interessante porque nos incentiva a pensar e a termos os nossos próprios pensamentos.
    Acredito que esta disciplina podia ter sido mais aproveitada se uma grande parte da matéria não fosse dada no ensino à distância.
    Beatriz Nogueira n°2 11°K

    ResponderEliminar
  19. Olá Professora,

    Este vai ser o meu primeiro ano com esta disciplina, por isso estou muito empolgado. Espero que a Filosofia me ajude a alargar o pensamento, e que me faça questionar e responder a matérias que até então não passavam pela cabeça!
    Tenho a certeza que no final do ano letivo terei uma perspectiva mais abrangente do mundo que me rodeia.

    César Pereira, nº5 10ºJ

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada