10º J - Como se distingue ação animal de ação humana?

 


A ação animal, diferentemente da ação humana, é programada e instintiva. O animal não tem raciocínio lógico e por isso a sua ação é fechada e universal, não implicando nenhuma originalidade pois executa ações iguais dentro da mesma espécie. Podemos dar o exemplo da aranha, dento da mesma espécie, produz o mesmo padrão ou modelo de teia, porque as suas ações são padronizadas e mecânicas determinadas pelo programa biológico do seu ADN.

 Por outro lado, a ação humana é racional, ou seja, implica o uso do raciocínio e da razão, uma faculdade exclusiva do homem. A ação humana é adquirida por influência social, sendo assim é aberta e implica aprendizagem, evoluindo ao longo dos tempos. Dependendo do local ou do ambiente em que o sujeito foi criado, o mesmo age de uma maneira única e original, imprimindo a sua marca e identidade em todas as suas criações originais.

Tamires Cruz , nº 28, 10º J

Comentários

  1. A ação humana é um acontecimento voluntário, consciente e intencional, ou seja, nós seres humanos deliberamos sobre um assunto que nos leva a tomar uma decisão e a sua execução, mas não é uma obrigação é algo que nós decidimos. É uma ação aberta, criativa, racional e adquirida por influência social.

    A ação animal, pelo contrário, age por instinto, ou seja, é programada e está inscrita no ADN. Dentro da mesma espécie executam as mesmas ações sem poderem evitar, porque a ação é fechada, biológica, mecânica e repetitiva.

    Rino Onishi n° 27 10J

    ResponderEliminar
  2. A ação animal é instintiva, o animal está "programado" a efetuar um certo tipo de ações sem ter poder de escolha. Por exemplo as térmitas quando o seu habitat é destruído elas por instinto vai imediatamente construilo de volta. Esta ação não foi racional, pois está inscrito no ADN das térmitas.

    A ação humana é completamente o contrário da ação animal . Esta é voluntária, deliberada e racional. O ser humano para efetuar uma ação tem de refletir e tem o poder de efetuar ou não uma ação. Por exemplo Eitor escolheu ir combater Aquiles mesmo sabendo que seria morte certa, mesmo tendo como opção fugir. Eitor fez uma ação voluntária, pois deliberou e agiu.

    Benedita Fleming nº2 10ºJ

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada