10º J - Qual é a tese do determinismo radical em relação ao livre-arbítrio?

 


 O determinismo radical defende a ideia de que as ações humanas, sendo acontecimentos, estão inseridas nas cadeias causais que explicam todos os fenómenos da natureza. Esta teoria sugere que o livre arbítrio seja uma ilusão, ou seja que não existe, e que o determinismo seja verdadeiro. Esta teoria incompatibilista considera que as leis da natureza não dão espaço para a liberdade de escolha e por isso o nosso comportamento é constrangido e predizível

 Concluo que o determinismo radical é a teoria que defende o determinismo e a não existência do livre-arbítrio.

Tamires Cruz, º 28, 10º J

Comentários

  1. Quem defende o determinismo radical acredita que as descobertas científicas e as suas credíveis explicações fortalecem a ideia de que todos os acontecimentos possuem causas determinadas. Isto quer dizer que, segundo os deterministas radicais, não existe livre-arbítrio e todas as nossas ações são determinadas por acontecimentos do passado.

    Luísa Caldeira, nº 16, 10ºJ
    Mafalda Moreira, nº 17, 10ºJ

    ResponderEliminar
  2. A liberdade não tem sentido para os apoiantes do determinismo radical. De acordo com esta teoria, as nossas escolhas afetam o futuro, no entanto estão determinadas pelo passado, ou seja, para esta teoria tudo o que acontece resulta do que já aconteceu.

    Maria Rita Sousa n23 e Ema Fernandes n7

    ResponderEliminar
  3. O determinismo radical é defendido pela ciência e afirma que todas as nossas ações são o resultado de acontecimentos anteriores, ou seja, tudo o que nós fazemos não é o que nós queremos mas sim o que o nosso passado determinou. Esta teoria incompatibilista também afirma que o livre-arbítrio é uma ilusão criada pela mente para dar sentido às nossas ações, porque não é capaz de explicar de outra forma.
    Concluímos então que a tese do determinismo radical defende que o determinismo é verdadeiro e que não temos livre-arbítrio.

    Rino Onishi n°27 10J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada