Quais são as fontes do conhecimento?

 


Existem duas formas possíveis de justificar a ideia de “fonte de conhecimento”:  através do conhecimento a priori e do conhecimento a posteriori.

O conhecimento a priori baseia-se em juízos a priori, juízos cuja verdade pode ser conhecida apenas com origem no conhecimento ou na razão, sendo assim totalmente independente da experiência sensível. Este tipo de juízos é universal e necessário, tornando-se assim impossível negá-los, pois implicaria entrar em contradição. Por exemplo, não é possível negar nem no passado, nem no presente e nem no futuro que um triângulo tem 3 lados, estamos diante de uma verdade absoluta, necessária, apodítica, eterna… chegamos a eles com base na dedução.

Por outro lado, o conhecimento a posteriori apoia-se nos juízos a posteriori, juízos cuja verdade só pode ser conhecida através da experiência sensível. Juízos deste género não são estritamente universais e são contingentes, logo são passíveis de serem negados.  Tomemos como exemplo o facto de que o fogo queima. Tanto no passado como no presente podemos afirmar tal coisa, mas nada nos diz que no futuro não irá acontecer algo que impeça este fenómeno da natureza de se repetir. São juízos provisórios obtidos com base na indução.

Bernardo Medeiros nº3 11ºE

Comentários

  1. Fundamentação do conhecimento segundo Descartes e Hume, duas ideias em oposição.

    Segundo Descartes o fundamento do conhecimento encontra-se na razão: é o cogito,
    enquanto crença fundamental e primeira verdade, e outras ideias distintas e claras da razão.
    Contudo, este fundamento do conhecimento, depende de Deus, aquele que é o princípio de
    toda a realidade.
    De acordo com David Hume o fundamento do conhecimento encontra-se na experiência, mais
    concretamente nas impressões dos sentidos. É a crença básica de que se está a ter uma
    determinada experiência que justifica as outras crenças obtidas através dela.

    Rodrigo Simões Nº21 11ºE
    Tiago Almeida Nº24 11ºE

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