Quais são os atributos essenciais dos três tipos de substâncias cartesianas?

 



Existem três tipos de substâncias. Por influência de Platão o ser humano, constitui uma unidade, de duas substâncias, a unidade da alma ou substância pensante (res cogitans) cujo atributo essencial é o pensamento e a unidade do corpo ou, substância extensa (res extensa) cujo atributo essencial é a extensão, pode ser medida na qualidade de um corpo extenso em comprimento, largura e altura. Descartes matematizou a realidade física. Existe porque pode ser medida e não observada. os sentidos enganam e devem ser postos de parte (ideias adventícias não servem para conhecer. A substância divina (res divina) tem de atributos essenciais como a omnipotência, omnisciência, todos eles numa perfeição infinita com provas inquestionáveis, tais como o argumento da causalidade e o argumento ontológico inspirado em Santo Anselmo).

Segundo Descartes, a substância é uma coisa que existe de tal maneira que apenas tem necessidade de si mesma para existir (autossuficiente), o que afinal só é aplicável a Deus, sendo Deus a garantia da veracidade das restantes substâncias .Por isso a filosofia cartesiana fundamenta-se na metafísica.

 

Caetana Mesquita Dias, 11ºF

Margarida Pizarro, 11ºF

Comentários

  1. Devido à teoria do erro, Descartes criou três substâncias sobre as quais podemos ter
    um conhecimento claro e distinto dos atributos essenciais: substância pensante (res
    cogitans) - pensamento - do qual nós podemos tirar a primeira, que é a nossa própria
    existência com ser pensante e que duvida; substância extensa (res extensa) - extensão -
    que consiste na matematização de toda a realidade, ou seja, o mundo existe porque pode
    ser matematizado e a matemática é um conhecimento a priori; substância divina (res divina)- vários atributos de uma perfeição infinita - que consiste no conhecimento da existência de um Deus omnipotente, omnisciente e sumamente bom que pôs na minha mente a ideia de um ser perfeito, pois eu como ser que duvida não sou perfeito nem conseguiria sozinho ter
    essa ideia.
    Mafalda Carvalho n°15 11°F

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada