Como se distingue o imperativo categórico do imperativo hipotético?

 


Os tipos de imperativos podem ser divididos em duas categorias: imperativo hipotético e imperativo categórico (ou da moralidade). No imperativo hipotético, existe uma necessidade de realizar algo como condição para conseguir alcançar determinado objetivo (Se queres X, então deves fazer Y). É por isso condicional, particular (vale apenas em determinadas condições e para determinados indivíduos), e contingente (de um ponto de vista lógico, pode ser verdadeiro ou falso). Rege as ações conforme ao dever (ações legais, mas esvaziadas de conteúdo moral porque são realizadas com interesse, vantagem pessoal, sentimentos e consequências).

No imperativo categórico, há uma obrigação absoluta e incondicional de realizar uma ação do nosso dever (Deves fazer X, sem mais). É universal e necessária (de um ponto de vista lógico, tem de ser verdadeira para todos os seres humanos em todas as circunstâncias). Rege as ações por dever (ações morais-cumprimento do dever pelo dever).

César Pereira, 10º J

Comentários

  1. Kant criou dois tipos de imperativos, o categórico e o hipotético.
    O imperativo categórico é uma obrigação absoluta e incondicional que representa o nosso dever, e uma ordem que temos de cumprir para agirmos corretamente sem nenhum interesse pessoal ou desejo (Faz X, sem mais nada). É utilizado nas ações por puro respeito pelo dever, que são ações morais e cumprem o seu dever.
    O imperativo hipotético é um mandamento condicional (Se X, então Z), e por isso tem a necessidade de fazer algo como condição para atingir um determinado objetivo. É utilizado nas ações conforme o dever, que são ações legais mas sem conteúdo moral porque têm bases de interesses.

    Rino Onishi nº27 10J

    ResponderEliminar
  2. Benedita Fleming nº2 10ºJ29 de maio de 2022 às 10:22

    Existem dois tipos de imperativos criados por Kant, o imperativo categórico e o imperativo hipotético.
    O imperativo hipotético diz que uma ação é correta/boa quando é necessária para atingir um propósito (se Y, então X). É utilizado nas ações conforme o dever, visto que estas são ações realizadas de forma a obter outra coisa.
    O imperativo categórico são obrigações/princípios práticos, estes dizem que uma ação é correta se for realizada por puro respeito à lei moral. É utilizado nas ações feitas por dever, sendo que estas são realizadas por boa vontade, sem olhar para as consequências.

    Benedita Fleming nº3 10ºJ

    ResponderEliminar
  3. Os imperativos hipotéticos representam a necessidade prática de uma ação possível como meio de alcançar qualquer coisa que se quer ou que é possível que se queira. O imperativo categórico é aquele que nos representa uma ação como ojetivamente necessária por si mesma, sem relação com qualquer outra finalidade. No caso da ação ser apenas boa como meio para qualquer outra coisa, o imperativo que ordena é hipotético; se a ação é boa em si, então o imperativo é categórico

    Francisco Pimentel n°4 11°K

    ResponderEliminar
  4. Carolina Guimarães n⁰3 10j13 de junho de 2022 às 07:52

    Kant criou dois tipos de imperativos, o imperativo categorico e o imperativo hipotetico.
    O imperativo hipotetico afirma que uma ação é moralmente correta quando o sujeito pretende alcançar um objetivo (se X então faz Z).
    O imperativo categórico afirma que uma ação é moralmente correta se for realizada sem esperar nada em troca, tem que ser realizada por puro respeito a lei moral (se X nada mais).
    Este é aplicado nas ações por puro respeito ao dever.
    Carolina Guimarães n°3 10°J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada