Em que circusntâncias se definem os princípios da justiça e que importância desempenha o veú da ignorância?

 

Escolhemos os princípios da jsutiça na posição original a coberto com o véu da ignorânciaque garante a imparcialidade que Rawls tanto defende. Com o véu da ignorância, os sujeitos desconhecem a sua situação de classe/estatuto social; os seus talentos naturais, como a inteligência, a força, entre outras qualidades, a situação política e económica da sua sociedade e o nível de civilização e cultura que a sociedade conseguiu alcançar. Assim, seremos imparciais na escolha de princípios justos e iguais para todos, criando equidade. O véu da ignorância garante assim, a universalidade, imparcialidade, racionalidade na escolha dos princípios de uma sociedade justa.

César Pereira, 10º J

Comentários

  1. Benedita Fleming nº2 10ºJ1 de junho de 2022 às 10:18

    Segundo Rawls nós escolhemos os princípios da justiça na posição original sob o véu da ignorância. O véu da ignorância é uma situação mental onde os indivíduos desconhecem completamente o seu sexo, nacionalidade, estado social etc. Através do véu da ignorância escolheríamos princípios iguais e justos para todos, visto que não saberíamos em que estado social seriamos "colocados "(ricos ou pobre), se arriscasemos e escolhemos um dos extremos (riqueza extrema ou pobreza extrema) poderíamos beneficiar muito ou então sofrer muito com a nossas escolhas. O véu da ignorância, segundo John Rawls garante assim imparcialidade e racionalidade na escola dos princípios para uma sociedade justa.

    Benedita Fleming nº2 10ºJ

    ResponderEliminar
  2. John Rawls afirma que os principios da justiça são escolhidos sob o véu da ignorancia. No véu da ignorancia o sujeito desconhece o seu estatuto social, como a sua nacionalidade entre outros... Segundo Rawls escolheriamos principios juntos/iguais para todos, tenho em conta que não saberiamos em que posiçao seriamos colocados.

    Carolina Guimarães n⁰3 10J

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada