Ano letivo 2022/23


 

Após a vivência dos tempos de pandemia marcados por sucessivos confinamentos estamos, finalmente, de regresso com uma esperança renovada! Apesar dos desafios que o ensino à distância trouxe tanto para professores como para alunos, também abriu novas oportunidades:  encurtou distâncias e democratizou o acesso ao ensino em diferentes áreas. No contexto da pandemia a proximidade entre professores e alunos foi posta à prova com o ensino à distância a mostrar o valor e a importância das relações interpessoais. O futuro deverá ser ditado por uma aprendizagem mista que combinará momentos assíncronos com momentos síncronos, por forma a permitir que os alunos interajam uns com os outros, com seus professores e com os conteúdos educativos.   É preciso criar um maior sentimento de empatia, principalmente para preparar os alunos para outros momentos de crise como este. Competências como proatividade, resiliência e criatividade fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso no crescimento pessoal e académico de um aluno. É urgente uma educação mais personalizada que permita o desenvolvimento de soft skills ou seja, é necessário passar de um ensino teórico, para um ensino cada vez mais prático, onde a base está em ensinar o aluno a “pôr as mãos na massa”. É urgente criar novas metodologias de ensino. É urgente adaptar a educação que conhecemos hoje e preparar os jovens para um “admirável mundo novo”. O Blogue ÁGORA é uma ferramenta digital que serve este propósito ao serviço das disciplinas de Filosofia e de Psicologia B.

                                                                                                                                Prof. Raquel Pereira

 

 

 

 

 

 

Comentários