A filosofia é um luxo ou uma necessidade? Porquê?

 


Ao longo das nossas vidas, temos vindo a interagir com a filosofia em diversos contextos de diferentes formas no nosso dia a dia. Apesar desta ter um papel fundamental nas nossas vidas, porque estimula a interrogação, uma grande parte da sociedade, principalmente as gerações mais jovens, menosprezam esta área não dando o seu devido valor. Mas afinal porque é que a filosofia não é um luxo, mas sim uma necessidade?

Em primeiro lugar a temática filosófica reflete sobre temas e ideias que estão relacionadas com dúvidas existenciais. O seu objeto de estudo é abrangente e questiona tudo o que a ciência não consegue dar resposta. Este é um aspeto importante de se observar, pois pegando num exemplo dos nossos dias, se quisermos tentar responder e pensar sobre o que pode existir depois da morte, a área das ciências em geral não consegue dar-nos uma resposta sólida e convicta, visto que não tem quaisquer tipos de provas experimentais que o comprovem. Ao contrário das ciências, esta disciplina faz-nos alargar a nossa compreensão da realidade de uma maneira mais aprofundada.

Em segundo lugar, a filosofia é uma grande ajuda durante toda a nossa vida para a criação das nossas próprias opiniões (quer sejam elas relacionadas com questões étnicas, políticas ou até mesmo ambientais...). Se utilizarmos o exemplo dos partidos políticos existentes na nossa democracia, percebemos que a filosofia teve um papel fundamental na sua criação. Os políticos começaram por formular todas as suas opiniões em relação a diversos assuntos, a partir do seu pensamento para se expressarem e mostrarem aquilo que defendiam e acreditavam. Percebemos assim, que todas as nossas ideias são parte daquilo que somos enquanto seres humanos e que a filosofia está presente porque implica o nosso esforço na construção de argumentos.

Por fim, esta disciplina da curiosidade promove-nos também uma grande autonomia de pensamento, de argumentação e de liberdade em relação a diversos assuntos aos quais ainda não se tem uma resposta. A filosofia obriga-nos a refletir e a pensar por nós próprios, isto é a filosofia promove-nos durante as nossas vidas a necessidade de filosofar.

Para concluir, podemos afirmar que a filosofia não é um verdadeiro luxo, mas sim uma necessidade: pensar com autonomia.

 

Benedita Craveiro nº3; Mafalda Medeiros nº11

Maria Benedita Ribeiro nº12; Matilde Pereira nº16

Sofia Meireles nº22

Comentários

  1. A filosofia é sem dúvida uma necessidade, sendo responsável pela evolução das nossas questões e argumentos à medida que vamos crescendo. É verdade que hoje em dia a nossa geração não dá o devido valor aos pensamentos que são considerados “fora da caixa”, visto que somos cada vez mais influenciados pela informação ao nosso redor. Porém, durante a nossa infância e adolescência, testemunhamos aquilo a que chamamos a “idade dos porquês” comprovando que o ato de filosofar já nasce connosco, mesmo que em outras fases da vida o menosprezemos.
    Em seguida, no que toca aos conhecimentos científicos atuais e, mais concretamente, à questão que tanto nos intriga - “O que pode existir depois da morte?”- já foram ouvidas várias pessoas com EQM (Experiências de quase morte) que permitem chegar a um possível consenso. É óbvio que a ciência ainda não tem uma resposta totalmente confiável e nesse aspeto a filosofia é importante para confrontar esses estudos e intensificar a curiosidade sobre este assunto, desde sempre, tão aliciante.
    Por último, a política foi indiscutivelmente formada a partir da filosofia. Considero que a existência de diversos partidos políticos, no regime democrático, desafia-nos a fundamentar as nossas opiniões e a termos os pés assentes no chão, uma vez que nenhum partido político vai agradar a 100% com os nossos ideais. Cada um pensa de maneira diferente, o importante é saber criar ligações a partir daquilo em que concordamos e articular naquilo em que não concordamos.

    Filosofar é um desafio pessoal e universal, sendo sem dúvida uma necessidade.

    Maria Mendes, nº16, 10ºB

    ResponderEliminar
  2. A filosofia é sem dúvida uma necessidade, sendo responsável pela evolução das nossas questões e argumentos à medida que vamos crescendo. É verdade que hoje em dia a nossa geração não dá o devido valor aos pensamentos que são considerados “fora da caixa”, visto que somos cada vez mais influenciados pela informação ao nosso redor. Porém, durante a nossa infância e adolescência, testemunhamos aquilo a que chamamos a “idade dos porquês” comprovando que o ato de filosofar já nasce connosco, mesmo que em outras fases da vida o menosprezemos.
    Em seguida, no que toca aos conhecimentos científicos atuais e, mais concretamente, à questão que mais nos intriga - “O que pode existir depois da morte?”- já foram ouvidas várias pessoas com EQM (Experiências de quase morte) que permitem chegar a um possível consenso. É óbvio que a ciência ainda não tem uma resposta totalmente confiável e nesse aspeto a filosofia é importante para confrontar esses estudos e intensificar a curiosidade sobre este assunto, desde sempre, tão aliciante.
    Por último, a política foi indiscutivelmente formada a partir da filosofia. Considero que a existência de diversos partidos políticos no regime democrático desafia-nos a fundamentar as nossas opiniões e a termos os pés assentes no chão, uma vez que nenhum partido político vai agradar a 100% com os nossos ideais. Cada um pensa de maneira diferente e o importante é saber criar ligações a partir daquilo em que concordamos e articular naquilo em que não concordamos.

    Filosofar é um desafio pessoal e universal, sendo sem dúvida uma necessidade.

    Maria Mendes, nº16, 10ºB

    ResponderEliminar
  3. A filosofia é a procura do conhecimento por amor à verdade.
    10ºA Horácio Cerqueira,nº 9

    ResponderEliminar
  4. A filosofia não pode ser considerada um luxo, pois todas as classes sociais têm a capacidade e o direito de pensar com autonomia para não serem manipuladas.
    10H- Alexandra Tavares n1 e Matilde Nóbrega n19

    ResponderEliminar
  5. Pensar, entregar-se às próprias dúvidas e curiosidades, sempre buscar mais conhecimento sobre qualquer assunto, isto é a filosofia.
    Não é banal, é uma necessidade, pensar é uma necessidade. Se você não pensa ou não se questiona sobre as coisas, o que você é? Apenas mais um, sem brilho, sem a sede de saber e abrir a cabeça.
    Ter o amor pela filosofia é ter o amor pela própria mente, é sair da caverna e usar o raciocínio para se libertar de preconceitos.
    Filosofar sempre será importante, é mais do que uma necessidade. É amar o conhecimento.

    Ana Carolina Proença, número 2. 10H.

    ResponderEliminar
  6. A filosofia é essencialmente uma necessidade, sem a mesma, estaríamos destinados a viver dentro da "caverna" da Alegoria da Caverna de Platão, sem ao menos ter a chance de conhecer a verdadeira realidade, de despir-se de ideias feitas e estereótipos.
    Portanto a filosofia é, a procura da verdade e amor pela sabedoria.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada