Como se caracteriza a atitude filosófica a partir da “Alegoria da Caverna” de Platão e do “Pensador” de Rodin?

 


 A atitude filosófica é uma atitude motivada pela curiosidade e pelo desejo de querer conhecer a partir de um espírito crítico que não se deixa levar pela opinião geral do senso-comum marcada por preconceitos e ideias feitas. Na alegoria da caverna de Platão podemos ver este esforço quando o homem liberto sai da caverna para ver o mundo real e da verdade, deixando o mundo das opiniões malformadas e da consequente ignorância marcada pelas sombras ou cópias da verdadeira realidade que se encontra fora da caverna. Neste sentido a atitude filosófica é marcada pelo espanto ou admiração e também implica um trabalho de análise, sempre acompanhado pela opinião própria, pessoal fundamentada com argumentos que podem ser discutíveis. Este esforço também se vê no «pensador» de Rodin, que fica despido a pensar por si, ou seja, não tem filtros sendo verdadeiro consigo próprio porque representa a tentativa de apresenta uma perspetiva racional, com autonomia na reflexão sobre os problemas que a ciência não consegue responder mas que são vitais para a nossa existência enquanto seres racionais. Podemos então concluir que a atitude filosófica é uma atitude interrogativa que nos leva a procurar o saber por amizade ou seja pelo amor de querer saber mais.

                                                                                                            Horácio Cerqueira, nº9, 10ºA


Comentários

  1. Os concelhos feitos por António Sérgio aos jovens aprendizes realçam a importância de um mentor na aprendizagem de um filósofo. Não se podendo basear apenas nas ideias de uma pessoa, procurando encontrar numa voz apenas a sua própria opinião, um aprendiz tem de, como diz o autor do texto acima apresentado, abrir a mente a novas ideias, diferentes visões de onde possa retirar as suas próprias conclusões. Mas como no desporto, precisamos de exercitar, de reforçar as nossas capacidades de desenvolvimento e progresso e, para obter resultados, precisamos de um guia que nos indique o caminho para o melhor entender da atividade que praticamos. Na filosofia um mentor mostra-nos não as conclusões exatas, sendo que estas não existem (perguntas abertas), mas sim o caminho para criarmos um raciocínio para as obter.
    Inês Magalhães, Nº17 10ºH

    ResponderEliminar
  2. O pensamento filosófico implica necessariamente uma mente aberta, uma insatisfação que leva à procura de respostas e argumentos. Na alegoria da caverna de Platão, temos representados prisioneiros de si mesmos, pessoas com ideias feitas e preconceitos que não conseguem libertar-se e ver a verdade, pensar com razão. Têm a mente fechada e completa por argumentos malformados. Apenas quando saem da caverna se conseguem libertar destas ideias e ver a realidade.
    Leonor Guimarães 10°H n°9

    ResponderEliminar
  3. A caverna e um local das opiniões e do senso comum.O exterior da caverna e o local do verdadeiro conhecimento 10 I jose belard

    ResponderEliminar
  4. A atitude filosófica fundamenta-se também na busca e na partilha do saber, como já o tínhamos comprovado com o prisioneiro libertado da Alegoria da Caverna, através do seu regresso à gruta para partilhar o que havia descoberto. Esta divulgação do conhecimento desvendado, revela-se ser uma parte da missão que o filósofo possui, mesmo se isso implica um grande risco na exposição das suas ideias.
    Ana Guerra 10ºB, nº1

    ResponderEliminar
  5. António Sérgio, como filósofo mais experiente, apresenta vários concelhos aos jovens aprendizes. Um dos seus conselhos dizia justamente para terem uma mente suscetível a variados meios de informação. Sensibiliza também os jovens a terem um pensamento crítico, a tirarem as suas próprias conclusões e a formarem uma “opinião” baseada nisso. E não simplesmente decorar uma resposta já feita, ou seja, resposta “fechada”.

    Na Alegoria da Caverna, os três prisioneiros, na primeira parte, são ignorantes, e um deles é libertado e começa a adquirir conhecimento e a procurar respostas.

    Assim sendo, a atitude Filosófica, caracteriza-se pela vontade de saber para além do “já conhecido”. Através do pensamento crítico, rigoroso e eficaz, liberdade e autonomia do mesmo, do exame de crenças, da compreensão da realidade e cidadania cítica, ativa e informada, conseguimos formar uma atitude Filosófica.

    10ºB - Dara Martinho, número 2.

    ResponderEliminar
  6. A atitude filosófica caracteriza se pela procura do saber a partir da reflexão, crítica e pensamento para encontrar conhecimento além do nosso.
    Antonio Sérgio sendo um filosófo mais experiente e com mais conhecimento dá q sua sabedoria e conselhos para filósofos mais novos. Este diz para eles terem um pensamento crítico e não serem influenciados pela opinião geral.
    O que acontece na alegoria da caverna de platão representa a atitude filosófica. Um dos prisioneiros é libertado e quando descobre o mundo exterior este passa a pensar de forma diferente sobre tudo.
    Luisa Lima n14 10D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada