Como se carateriza a interrogação filosófica?

 



"Será que cada acontecimento tem uma causa?" "Qual é a causa primeiro de tudo?" Podemos afirmar que questões desta natureza são subjetivas, os temas interessam a toda a gente exigindo uma interpretação ou seja, uma resposta pessoal. Outra característica das questões filosóficas é o facto de serem abrangentes, abertas, logo não têm uma resposta previamente definida ou fechada. Em suma, as questões filosóficas exigem reflexão autónoma, espirito crítico  que ao serem relativas a problemas da existência apresentam um "leque de respostas" e por isso são subjetivas, discutíveis sujeitas ao jogo dos argumentos e contra-argumentos.

10º B - Matilde Gonçalves; Tomás Fischer; Inês Teixeira; Karolina Capoto


Comentários

  1. Para além da informação apresentada, é importante referir que, ao contrário das questões não filosóficas, estas não dependem de factos mas sim dos valores e da moral de cada um. 10H- Isabel Maruny nº 8 e Graça Lima nº 15

    ResponderEliminar
  2. As questões filosóficas caracterizam-se por serem questões de natureza subjetiva, os temas abordados chamam a atenção exigindo uma resposta pessoal. Estas são questões opinião e por isso são questões abrangentes, abertas, gerais que interessam a toda a gente. Matilde Azevedo, nr17 10A

    ResponderEliminar
  3. Podemos ainda acrescentar que as questões filosóficas, para além de serem do interesse de toda a gente, são conceptuais porque usam a linguagem. As interpretações são sempre subjetivas, pois dependem das ideologias, vivências e crenças de cada um de nós. Estes fatores são determinantes no pensamento e no interesse em descobrir e saber mais.

    Sofia Fernandes, n°23,10°A

    ResponderEliminar
  4. A interrogação filosófica é uma abrangente forma de filosofia, pois com ela podemos discutir e formar novas perguntas para assim criarmos uma opinião que valide as nossas crenças e argumentos. Por isso a interrogação filosófica um caminho para um filósofo compor e recompor o seu julgamento.
    Inês Folhadela, nº14, 10ºB

    ResponderEliminar
  5. As interrogações filosóficas são as questões que fazemos muitas vezes por curiosidade. Estas não têm uma resposta concreta sendo este um dos pontos que as distingue das não filosóficas. As respostas dadas nas filosóficas são de acordo com a opinião de cada um e, costumam ser apresentadas juntamente com argumentos a defendê-la.
    No entanto, as interrogações não filosóficas têm apenas uma resposta correta, que foram sujeitas à verificação, confirmação ou falsificação experimental.
    Leonor Cruz, n 10, 10 B

    ResponderEliminar
  6. A filosofia consiste na cidadania crítica, ativa e consistente, compreensão da realidade, exame de crenças, liberdade e autonomia do pensamento rigoroso, crítico e eficaz.

    Tendo isso em conta, os problemas da filosofia, de um modo geral, são formulados através das questões filosóficas.

    Que, por sinal, são diferentes das questões da ciência. São alusivas ao que acreditamos (às nossas crenças fundamentais), são de natureza conceptual e não empírica. São também abertas, pois não têm uma solução antecipadamente determinada, proporcionando a reflexão e discussão crítica.
    10ºB. Dara Martinho, número 2.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada