O que é a filosofia?

 



A Filosofia é uma atitude interrogativa na procura do saber por amizade. Baseia-se na - investigação persistente e de mente aberta - com o propósito de aferir até que ponto as nossas crenças estão justificadas. Não permite que nenhuma crença seja “aceite” apenas porque foi consagrada pela tradição ou porque as pessoas acham válido mantê-la.  A filosofia não aceita o puro bom senso dos homens cultos. Ao ser a procura da verdade estimula a curiosidade, o espírito inconformista, a dúvida, a interrogação, por amizade ao conhecimento. Assim, a Filosofia, impossibilita que nós nos afundemos na benevolência mental e no dogmatismo a que muitos estamos sujeitos. Ao estimular a autonomia, promove o espírito critico.

10º B -  Dara Martinho n°2, Maya Carreiro n°22, Matilde Moreira n°19, Martim Leal n°17 e Jorge Oliveira n°7


Comentários

  1. A resposta mais comum para esclarecer esta pergunta é mostrar o significado da palavra ou seja, “amor pela sabedoria”, o que se traduz num filósofo que está constantemente à procura do saber. No entanto isto ainda é insuficiente para certas pessoas, pois existem algumas que desejam procurar o saber tal como os cientistas, por exemplo que têm uma grande curiosidade. Por isso, nem sempre o significado desta palavra nos permite distinguir a filosofia de outras atividades em que se procura também o conhecimento.
    Mafalda Medeiros , n°11, 10°A

    ResponderEliminar
  2. Os filósofos para exporem os seus pensamentos utilizam argumentos pessoais a partir de questões que a ciência não consegue responder porque escapam à demonstração experimental.
    Maria Inês, nº14,10°A

    ResponderEliminar
  3. A filosofia deve ser uma atividade constante desde a nascença até à morte. É por causa da filosofia e desta “procura pelo saber” que uma criança só se sente satisfeita quando obtem respostas às suas perguntas, por mais simples que sejam, perguntas estas originadas pela curiosidade presente nos pensamentos de todos nós. Esta curiosodade é desenvolvida por todos, mas só alguns a sabem satisfazer, ao aprenderem a “viver de olhos abertos”, isto é quando procuram satisfazê-la.
    Rosário Guimarães nº16 10H

    ResponderEliminar
  4. A filosofia produz um conhecimento sistemático a partir da argumentação e da criação de conceitos, logo esta tem um papel fundamental na nossa sociedade. Esta disciplina da curiosidade consiste no estudo de problemas relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A filosofia não é apenas um conhecimento, mas sim uma atitude do ser humano em relação ao universo e do seu próprio ser!
    Benedita Craveiro N3 10A
    Maria Benedita Ribeiro N12 10A

    ResponderEliminar
  5. Para além disso, “viver sem filosofar é exactamente como ter os olhos fechados sem nunca procurar abri-los”.
    Mafalda Rebelo 10B

    ResponderEliminar
  6. A filosofia repousa no pensamento, colocando questões que suscitam diversas opiniões e que requerem argumentação. Tem como preocupação fundamental questionar e compreender ideias, que tomamos como garantidas no nosso dia a dia. Esta, não é de todo um saber constituído ou uma “sophia” estabelecida, é antes, um interesse pela sabedoria, uma procura incessante do conhecimento. “Estudar filosofia, envolve aprender a filosofar”. Exige que não nos deixemos guiar pela ignorância e pela simplicidade, e requer muita curiosidade, assim como o questionamento do “senso comum”. A filosofia é uma busca diária do saber que se abraça.
    Ana Guerra, nº1 10ºB

    ResponderEliminar
  7. Martim Silva Leal N17, 10°B19 de outubro de 2022 às 03:46

    A Filosofia tem dois significados (filo) e (sophia) q querem dizer amor e sabedoria. A filosofia é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente, e linguagem; frequentemente colocadas como problemas a se resolver. Julga-se que o termo foi colocado por Pitágoras. Pitágoras tambem afirma que a filosofia nao sao respostas mas sim compreender os problemas argumentando factos nao sendo impirica.

    ResponderEliminar
  8. Outros consideram mais útil caracterizar o método filosófico, enfatizando que, dado o tipo de problemas em estudo, não é possível responder-lhes recorrendo, como na maior parte das ciências, a experiências e observações. Mas também não há, como na matemática, demonstrações lógicas conclusivas. A maneira adequada de abordar os problemas da filosofia é a reflexão intensa e a argumentação racional, sempre submetidas a uma constante avaliação crítica.
    Em suma a filosofia é uma atividade crítica e racional que questiona os conceitos fundamentais em que nos apoiamos para compreender tudo o resto.
    Ana Rita Ribeiro, 10°H, n°3

    ResponderEliminar
  9. A filosofia é basicamente, o estudo de questôes relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais, à mente, a liguagem e valores estéticos. A palavra filosofia é grega e significa amor ã sabedoria. O filósofo, individuo que pratica a filosofia, é movido pela curiosidade e fundamentos da realidade, que sempre faz com que ele busque conhecimento, sem uma visâo realista.
    Sérgio Moreira 10°D N°25

    ResponderEliminar
  10. A Filosofia é a insaciável procura pelo saber que rejeita o senso comum e o pensamento conformista, sendo aliada do espírito crítico e estimulante da curiosidade.
    Em contraste à ciência que se baseia na experimentação e factualidade, a Filosofia destaca-se, não na exatidão das respostas, mas sim, em questionamentos abstratos que implicam a argumentação racional e a formação de conceitos que derivam dos mesmos, logo, podemos caracterizar a Filosofia como sendo de natureza subjetiva.
    Em síntese, o pilar da Filosofia é a busca de respostas para perguntas que a ciência é incapaz de responder através da autonomia crítica única a cada indivíduo.
    Karolina Kiss nº8 10ºB

    ResponderEliminar
  11. A filosofia é uma atividade constante de investigação do mundo real e do estudo de questões gerais para a procura do saber.
    Victoria Sequeira n°25 10A

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada