Quais são os tipos de realidade presentes na Alegoria de Platão?

 



A alegoria de Platão apresenta um dualismo cosmológico fazendo uma clara distinção  entre o mundo da caverna e o mundo fora da caverna. A caverna representa o conhecimento sensível, fonte de erro e de ignorância, representa as ilusões e os preconceitos que formam a doxa ou opinião com base em juízos mal formados. Por sua vez, o exterior da caverna representa a verdadeira realidade, que só é alcançada com base na razão capaz de elaborar juízos bem formados. Podemos concluir que o dualismo cosmológico nos remete também para um dualismo gnosiológico.

                                                                                          Benedita Craveiro Nº3 - 10A

 

Comentários

  1. Para platão há um dualismo gnoselógico. Dentro da caverna predomina o conhecimento que parte dos sentidos, sendo ilusório, impreciso e falso. Fora da caverna, conhecemos com base na razão e temos contacto com a verdadeira realidade que platão identifica com o sol.
    Sofia Meireles n22 10ºA

    ResponderEliminar
  2. A alogoria da caverna pretende ilustrar a teoria da dualidade entre a realidade( fora da caverna) e a aparência( dentro da caverna). Todos nós vivemos presos na caverna, onde a única realidade conhecida são as sombras em vez do mundo maravilhoso, fora da caverna.
    Matilde Lemos Pereira n•16 10•A

    ResponderEliminar
  3. Após a visualização do vídeo "Alegoria da Caverna" de Platão, ficamos a compreender que, na visão de Platão existem dois mundos distintos, criando assim um dualismo cosmológico.
    Em primeiro lugar existe o interior da caverna, que é caracterizado por Platão como sendo um mundo sensível, por ser baseado em ideias feitas, preconceitos e falta de pensamento próprio sobre os assuntos.
    Para além do interior da caverna, existe também o inverso, o exterior da caverna, sendo caracterizado como um mundo inteligível, o mundo verdadeiro, exterior, livre de preconceitos, onde qualquer pessoa pode dar a sua opinião e não deve ser discriminada por isso e onde podemos estudar a verdadeira essência da vida e do der humano, através da nossa própria atitude filosófica.

    Dinis Almeida N°6 10°H

    ResponderEliminar
  4. A Alegoria da Caverna de Platão pretende evidenciar a diferença entre duas realidades distintas:
    O mundo dentro da Caverna, símbolo da mentira, do preconceito, das ideias formadas, de uma realidade distorcida e que os nossos olhos acreditam ser uma realidade verdadeira;
    E o mundo fora da Caverna, símbolo da luz, da verdade, do conhecimento puro e realidade tal como ela é, sem distorções nem sombras;
    Afonso Sampaio 10ºD Nº2

    ResponderEliminar
  5. A Alegoria da Caverna de Platão também apresenta um dualismo ontológico, pois o exterior da caverna representa o mundo inteligível e o interior da caverna representa o mundo sensível.
    Este primeiro mundo é caracterizado pelo mundo da realidade, da verdade e do conhecimento, em contrapartida, o mundo sensível é o das trevas, das cópias, da ilusão, da ignorância e das aparências.
    Isabel Montenegro N:15 10B

    ResponderEliminar
  6. A "Alegoria da Caverna" de Platão, tem como objetivo de mostrar dois tipos de conhecimentos diferentes, um deles representado pelo interior da caverna e o outro pelo exterior da caverna.
    O interior da caverna é uma metáfora para falar das pessoas que têm uma mente fechada e não estão dispostas a dialogar. Este plano quer mostrar um mundo de mentiras, ilusões e a ignorancia que predomina. A dialética deste exemplo é ascendente.
    O segundo ponto é o exterior da caverna, a metáfora agora no segundo plano serve para exprimir as diferentes pessoas que estão aptas a dialogar a cerca de um assunto e que gostam de partilhar os seus conhecimentos. O interior da caverna representa a realidade, o correto e as inovações, este plano também transporta uma dialética descendente.
    Miguel Camelo nº22 10ºD

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada