Em que circunstâncias são escolhidos os princípios de uma sociedade justa segundo Rawls?

 



Segundo Rawls, para formular os princípios de uma sociedade justa é necessário que os seus membros passem por uma experiência mental, uma situação imaginária. Nessa experiência, os sujeitos hipoteticamente  estão na "posição original" com o "véu da ignorância" porque todos, sem exceção, desconhecem o que vão conseguir na lotaria da vida, isto é, desconhecem qualquer tipo de características pessoais, estatuto social ou até mesmo a "fortuna ou distribuição dos talentos naturais ou capacidades" segundo as palavras de Rawls. Posto isto, nesta situação universal, aplicada a todos os sujeitos, o autor considera que estão reunidas as condições para decidir com imparcialidade, escolhendo-se com base na racionalidade pois a opção segue a regra maximin: queremos o melhor no pior cenário possível para garantir a equidade. 


Maria Mendes 
10ºB

Comentários

  1. Passando pela experiência mental com a ajuda do véu da ignorância, são estabelecidos princípios na sociedade de Rawls que, consequentemente, serão hierarquizados.
    O de maior importância- Princípio da Liberdade- deve garantir à sociedade o máximo de liberdade e uma liberdade igual para cada indivíduo. O segundo-Princípio da Igualdade- afirma que as desigualdades económicas só serão aceites se forem simultaneamente, ligadas a oportunidades equitativas-Princípio da Igualdade de oportunidades- e para o maior benefício dos menos favorecidos- Princípio da diferença.
    Apesar de tudo, a igualdade dos resultados não está garantida pois haverá quem tire mais proveito.
    Resumindo, uma sociedade justa é aquela que combina o máximo de liberdade com o máximo de igualdade. Isto implica que os cidadãos paguem impostos e que esta contribuição seja proporcional aos rendimentos que auferem.

    ResponderEliminar
  2. A teoria defendida por John Rawls remete para a perspetiva contratualista de Locke. Nesse sentido, Rawls concorda com o facto da passagem do estado natural ao estado da sociedade civil ter sido através de um “contrato social” (metafórico). Apenas acrescenta as condições nas quais este último foi assinado.
    Ana Guerra 10ºB, nº1

    ResponderEliminar
  3. Para Rawls, os princípios de uma sociedade justa são escolhidos partindo de uma situação hipotética, uma experiência mental que descreve o modo como estabelecemos o contrato social. Assim, o sujeito imagina que está na posição original, uma situação em que as pessoas se encontram antes de fazerem escolhas políticas, sociais, familiares ou outras fundamentais. Nesta situação, as pessoas não conhecem as suas características pessoais e sociais, como raça, género, classe social ou religião, nem conhecem as circunstâncias sociais e económicas em que viverão. Isso significa que elas não têm qualquer conhecimento prévio sobre as suas habilidades, talentos, recursos, oportunidades e necessidades.
    Nesta situação as pessoas são livres e iguais estando garantidas as condições de imparcialidade na escolha dos princípios de uma sociedade justa..

    Os princípios escolhidos na posição original são dois: o princípio da liberdade e o princípio da igualdade. O primeiro estabelece que cada pessoa tem o direito de ter um conjunto básico de liberdades, como o pensamento, a expressão, a associação, a religião, a propriedade e o direito de voto, desde que essas liberdades sejam compatíveis com as mesmas liberdades para todos os outros. O segundo subdivide-se em dois princípios: a igualdade de oportunidades e o princípio da diferença. As desigualdades sociais e económicas devem ser estruturadas de forma a serem vantajosas para todos, especialmente para os menos favorecidos, e ligadas a posições e cargos abertos a todos em condições de igualdade equitativa de oportunidades.

    Os princípios ajudam a estabelecer limites para as desigualdades, a proteger os interesses dos mais vulneráveis porque foram menos afortunados pela lotaria na vida e a promover mais justiça social.

    Assim, a escolha dos princípios de uma sociedade justa segundo Rawls requer a criação de um contexto ideal hipotético e a negociação real de interesses. A combinação destas duas abordagens visa garantir uma estrutura básica que concilie a liberdade com a igualdade e a promoção do bem-estar dos menos favorecidos.

    Tomás Ribeiro nº23 10ºH

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada