Quando estamos perante, um problema o mesmo vai ser testado para ser encontrada a sua solução o que nos vai levar a uma hipótese ou conjetura. Essa hipótese vai passar por diversos testes de refutação até se encontrar uma falha/erro. Se a hipótese resistir aos testes é uma teoria corroborada, por outro lado se não resistir é refutada. Esta teoria corroborada não prova que esta hipótese seja verdadeira, mas verosímil ou seja está mais próxima da verdade. De acordo com Popper "não se pode asseverar que as hipóteses sejam enunciados verdadeiros, mas que são conjeturas provisórias", estas teorias continuam a ser refutadas futuramente porque não há verdade na ciência.
Leonor Amorim, 11º F
A ciência distingue-se por ser revisível, sistemática e cuidadosa em relação aos 5 sentidos. Comparando a outras forma de conhecimento, por exemplo, o senso comum, ela não busca verdades absolutas, mas sim explicações provisórias e fundamentadas, sempre sujeitas a revisão. O fato de as teorias científicas estarem constantemente abertas à revisão não as enfraquece, mas as fortalece, demonstrando o seu caráter crítico e a aproximação a verdade.
ResponderEliminarEste processo sistemático e desconfiado dos sentidos permite um entendimento mais preciso e, sobretudo, confiável sobre o mundo.
Elias Bonnet, n.º2, 11F
A diferença entre verdade e corroboração está na natureza provisória do conhecimento científico. Ao enfrentar um problema, formula-se uma hipótese ou conjetura, que é submetida a testes rigorosos de refutação. Caso a hipótese resista aos testes, torna-se uma teoria corroborada; caso contrário, é refutada.
ResponderEliminarContudo, a corroboração não garante a verdade da hipótese, mas indica que ela é verossimil, ou seja, mais próxima da verdade. Para Karl Popper, as hipóteses não podem ser consideradas verdades absolutas, mas sim conjeturas temporárias. Assim, mesmo teorias corroboradas permanecem sujeitas a refutações futuras, reforçando a ideia de que a ciência não alcança verdades definitivas e esta em constante evolução.
Matilde Moreira N16 11i
A corroboração é um método fundamental na filosofia para estabelecer a validade e confiabilidade de ideias ou teorias. Ao considerar múltiplos pontos de vista e métodos de verificação, os filósofos podem construir argumentações mais sólidas e teorias mais robustas. No entanto, é importante lembrar que nem sempre existe uma única verdade absoluta, e a corroboração pode levar a diferentes interpretações ou conclusões dependendo dos contextos e perspectivas consideradas.
ResponderEliminarMiguel Peixoto nº14 11ºF
A diferença entre verdade e corroboração está na maneira como cada uma funciona no conhecimento. A verdade é algo absoluto e que descreve a realidade como ela realmente é, independentemente de opiniões ou mudanças, ou seja, se for verdadeiro, será sempre verdadeiro. Enquanto que corroboração é um processo em que se testemunha uma ideia ou teoria para ver se ela funciona ou faz sentido com as evidências que temos. Quando uma teoria é corroborada, quer dizer que, até agora, ela parece correta, mas isso não significa que seja uma verdade definitiva, pois novas informações podem surgir e mostrar o contrário.
ResponderEliminarLuísa Oliveira nº 13 11ºJ