10º J - Que pontos fracos, desvantagens podemos apontar ao relatiismo cultural?

 


 O relativismo cultural promove a formação de guetos, pois defende a ideia de que nenhuma cultura se deve envolver ou criticar outra, impedindo também que dentro de cada cultura se possa critica certas práticas intoleráveis como por exemplo o infanticídio. Assim, fecha-se a possibilidade da comunicação intercultural bem como a possibilidade da evolução/progresso moral das culturas. A tolerância transforma-se em indiferença. Podemos concluir que o relativismo cultural que promove a ausência de valores comuns e a abertura a todos os particularismos que levam ao racismo, xenofobia, isolamento, estagnação.

Tamires Cruz, nº 28, 10º J

Comentários

  1. O relativismo cultural aceita todas as culturas: "culturas diferentes têm códigos morais diferentes". Esta filosofia pode trazer vários problemas como o racismo, a xenofobia, a criação de guetos, entre outros...
    Ao concordarmos com o relativismo cultural, não podemos intervir/julgar uma cultura que comprometa os direitos humanos. Efetivamente, a violação dos mesmos tornar-se-ia muito fácil.

    "A ideia de relativismo cultural é apenas uma desculpa para violar os Direitos Humanos."
    Shirin Ebadi (1947)




    Benedita Fleming nº2 10ºJ

    ResponderEliminar
  2. O relativismo cultural afirma que todas as culturas são iguais: "culturas diferentes têm códigos morais diferentes". O que pode trazer vários problemas como o racismo, a xenofobia, as desigualdades, a criação de guetos entre outros...
    Ao concordarmos com o relativismo cultural não poderíamos intervir/julgar uma cultura que violasse os direitos humanos. Efetivamente, num mundo em que as culturas estão cada vez mais misturadas, é necessário que haja um respeito pelas mesmas. Caso contrário, a violação dos direitos humanos tornar-se-á mais fácil. Nesta perspetiva, trata-se, de facto, de um ponto fraco do relativismo cultural.

    "A ideia de relativismo cultural é apenas uma desculpa para violar os Direitos Humanos."
    Shirin Ebadi (1947)

    Benedita Fleming nº2 10ºJ

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O seu comentário será analisado e, posteriormente, publicado.
Obrigada